PASTORAIS SOCIAIS QUEREM LIMITE DA PROPRIEDADE DA TERRA

As pastorais sociais e organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como a Cáritas Brasileira, assumiram o compromisso de participar do 16° Grito dos Excluídos e da organização do Plebiscito Popular por um Limite da Propriedade da Terra no Brasil. A decisão foi tomada durante o Encontro Nacional das Pastorais Sociais, Organismos e Regionais, que compõem a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, entre os dias 14 e 16 de junho.
Os 74 representantes das pastorais e organismos, as oito religiosas, os oito bispos e os nove padres que participaram da reunião vão levar para as dioceses, regiões e pastorais, encaminhamentos nos campos da formação, Campanha da Fraternidade, Fundo de Solidariedade, plebiscito, eleições, 5ª Semana Social Brasileira e Assembléia Popular. No dia 17, os participantes reuniram-se com representantes de partidos políticos, no auditórido do Centro Cultura de Brasília (CCB), em que se pôde verificar as plataformas de cada um para os movimentos sociais.

No âmbito da formação, os participantes decidiram que deverá haver a incorporação do estudo da Doutrina Social da Igreja e do livro “Em Busca dos Sinais dos Tempos”; contribuir com a formação do clero no campo social; e incentivar a leitura popular e orante da Bíblia. Sobre a Campanha da Fraternidade, definiram pela participação com contribuições no Texto Base 2011 e pela realização de encontros de formação.



Em relação ao Fundo de Solidariedade, foi determinado que deverá haver a constituição de equipes de campanhas nas dioceses e regionais, bem como a divulgação de experiências exitosas do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS). As pastorais, as regionais e os organismos deverão participar também da realização do plebiscito popular pelo limite da propriedade da terra no Brasil e do Grito dos Excluídos.

Quanto às eleições deste ano, os grupos deverão divulgar e usar a cartilha “Eleições 2010 – Chão e Horizonte”, bem como promover reuniões, estudos e debates com os candidatos em todas as regiões. Para dar continuidade aos encaminhamentos da Assembleia Popular, deverá haver, ainda, a promoção da organização e participação das Assembleias Populares locais, a fim de aprofundar o debate sobre o Projeto Popular para o Brasil.

Os participantes decidiram também iniciar a construção da 5ª Semana Social Brasileira e, para isso, criaram um Grupo de Trabalho (GT) para consultar propostas de conteúdo, metodologia e prazos. Além dos estudos de documentos da CNBB e celebrações, os participantes do encontro realizaram um balanço profundo das ações conjuntas com os movimentos e organizações populares e analisaram o momento atual do Brasil e do mundo e concluíram que o país está diante de um novo paradigma.

Em apoio ao Plebiscito do limite da propriedade da terra foi emitida uma carta pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz convidando as comunidades, pastorais sociais, organismos, movimentos e organizações sociais a engajarem-se nos comitês. Confira aqui a Carta. Ela será disponibilizada no site da CNBB, das organizações e meios de comunicações populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...