Mensagem aos Jovens Latino Americanos e Caribenhos:

Como os/as discípulos/as missionários/as de Cristo, nós, jovens e assessores/as da Pastoral Juvenil da América Latina e Caribe, nos encontramos nas montanhas de Los Teques-Venezuela, para juntos/as vivermos, celebrarmos e construirmos o III Congresso Latino-Americano de Jovens. Motivados/as pelo desejo de caminhar com Jesus para darmos Vida aos nossos povos, em um clima de oração, reflexão, escuta e fraternidade, conscientes e agradecidos/as ao Deus da Vida e da História, e impulsionados/as pelos Espírito Santo, debatemos os desafios, paradigmas, sonhos e horizontes da Pastoral Juvenil, tendo como ponto de partida a Vida das nossas juventudes e seu protagonismo na construção da Civilização do Amor.  
Estivemos por estes dias FASCINADOS/AS e ENCANTADOS/AS pelas alegrias e as esperanças que vimos e ouvimos, por isso desejamos compartilhar estas experiências com vocês, queridos/as jovens de nossa Casa Maior – América Latina e Caribe.

Cremos firmemente que a juventude enquanto dinamizadora da ação continental, diante da diversidade de culturas, está chamada a defender sua autenticidade e identidade para lutar contra os sinais de morte que afetam nossos povos, levantando a voz para reclamar contra a desigualdade social, a violência, o extermínio, a discriminação, a estigmatização e a imigração decorrente da falta de políticas públicas que favoreçam o/a jovem.

Valorizamos o protagonismo juvenil e sua participação na transformação das diversas realidades de morte presentes em nossa América Latina, bem como o papel da Pastoral Juvenil de acompanhar estes jovens e seus processos de formação integral.

Compreendemos que, na América Latina e Caribe, a juventude demanda dos governos e da sociedade ações concretas que garantam-lhe: uma educação de qualidade, que assegure a formação integral, com prioridade na erradicação do analfabetismo; a garantia de política que promova a inserção no mercado de trabalho, com garantia de seus direitos; uma política de segurança pública que assegure a vida dos/as jovens e combatam violência em todas as suas formas, de maneira especial a violência provocada pela própria policia.

Advertimos que a ação das empresas, nacionais e transnacionais, tem sido perigosa para nossa mãe-terra e para nossos povos, especialmente as empresas de agroindústria, petroleiras e de mineradoras.

Por isso, cremos que nós, jovens, somos chamados/as a defender a vida e a natureza como regalo de Deus, assumindo nosso discipulado missionário, pois o Senhor que nos fascina, ao nos encontrarmos cara a cara como Ele, nos move e impulsiona a transformar nossa realidade como agentes de mudança e sujeitos ativos nos contextos políticos, econômicos, eclesiais e sociais na América Latina e no Caribe, com consciência critica e participação cidadã.

Enquanto ação organizada de jovens, sendo Igreja na América Latina e Caribe, reafirmamos a opção preferencial pelos/as jovens pobres, agradecendo a opção da Igreja pela juventude e pedindo que ela seja sempre mais afetiva e efetiva.

A formação processual e integral da juventude, a missionariedade pela vida, o seguimento coerente a Jesus, o valor da vida em comunidade e em grupo e a necessidade de mantemos viva nossa história e memória são fundamentos de nosso trabalho com a juventude.

Como jovens católicos/as, pedimos às Igrejas Cristãs que escutem a voz de Deus que fala através do caminhar da Juventude.

Como os discípulos de Emaus que retornam a Jerusalém após reconhecer Jesus, nós retornamos aos nossos países caminhando com Ele para dar vida a nossos povos, e pedimos à Virgem de Guadalupe, Mãe da Juventude e Patrona da América Latina, que nos cubra com seu Santo Manto.

Nossos eternos agradecimentos à Venezuela e a toda a gente maravilhosa que nos acolheu com entusiasmo e alegria.

Los Teques – Venezuela, 11 de Setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...