MATARAM MAIS UM IRMÃO

Repasse feito pelo Secretariado do 13° Intereclesial de CEBs - 2013
Diocese de Crato - Ceará / Setor comunicação


Companheiros/as!

Na tarde do dia 16 de Outubro por volta das 17: hs foi assassinado o trabalhador Gabriel Vicente de Sousa Filho. Gabriel foi alvejado com 5 tiros de espingarda e revolver e morreu na hora. Os disparos foram feitos pelo fazendeiro Paulo de Freitas e mais dois pistoleiros. Os mesmo encontram-se foragidos.

Seu corpo foi resgatado pela polícia civil e militar de Colinas e Palmeirante e levado para o IML de Araguaína aguardando ser encaminhado para o IML de Palmas para fazer exames mais detalhados, por que ainda existe projeteis de bala alojado no seu corpo e em Araguaína a estrutura do IML não funciona.

Desde muito tempo o Paulo de Freitas vem fazendo ameaças a esse grupo de famílias como também a agentes da CPT, eu mesmo uma vez em visita a essa área percebi o seu jeito nervoso e ameaçador, chegando a falar pra mim que a CPT também iria pagar pelo o que estava acontecendo. Várias denúncias foram feitas aos órgãos de Segurança Pública do Estado, alertando para o que podia acontecer. Um dia antes do assassinato o Paulo de Freitas junto com seus pistoleiros ameaçaram o Sr. Lídio que também mora na terra, apontaram armas pra ele e falaram que iam matar, ele conseguiu fugir. No dia seguinte foi até a cidade de Palmeirantes para registrar o Boletim de Ocorrência, mas não encontraram nenhum funcionário na delegacia local para registrar o fato. Ao retornarem para a área aconteceu esse crime bárbaro.

Entendam a história: Um grupo de 30 famílias reivindica desde o ano de 2007 as Fazendas Freitas e Recreio. A fazenda Recreio de propriedade do Pedão, está em fase de criação do assentamento. Já a Fazenda Freitas que também é de propriedade do Pedão, foi adquirida de forma ilegal pelo Paulo de Freitas. Nesse caso especifico da Fazenda Freitas existe uma ação na justiça do Pedão contra o Paulo de Freitas para reaver essa terra e também destinar para que o INCRA possa fazer o assentamento em toda a área.

Diante desse triste episódio, queremos denunciar o Fazendeiro Paulo de Freitas juntamente com seus dois pistoleiros e pedir justiça. Ao mesmo tempo pedimos que o INCRA seja mais ágil nos processos de criação dos assentamentos, e que os órgãos de segurança Pública do Estado do Tocantins, possam agir com mais eficiência e que todas as outras áreas onde já fizemos denúncias de pistoleiros armados ameaçando trabalhadores, possa ser feito um trabalho de desarmamento desses pistoleiros e uma investigação rigorosa dessas denúncias e também desse crime para evitar que outras mortes de trabalhadores/as aconteça, por aqui.

Araguaína, 17 de Outubro de 2010.

Comissão Pastoral da Terra Araguaia/Tocantins

Araguaína

Edmundo Rodrigues Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...