MENSAGEM AOS JOVENS NO JUBILEU DO DNJ


Querida galera jovem,

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2010 vem carregado de simbolismo. As juventudes de nosso regional não escondem sua ansiedade. Afinal, no dia 24 de outubro não se comemorará um DNJ comum, e sim o jubileu de 25 anos de realização deste evento, nascido em 1985 sob inspiração da Organização das Nações Unidas (ONU) que, na mesma ocasião, instituiu o Ano Internacional da Juventude. 

O DNJ foi levado adiante pelas pastorais da juventude do país e, atualmente, conta também com o apoio do Setor da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esta é uma história marcada por muita reza, muita luta e muita festa! Um caminho feito pelos/as próprios/as jovens, e amigos/as da juventude, em todos os cantos deste país. 

No Regional Nordeste 1,  celebramos nas dioceses uma  caminhada marcada por uma esperança viva e pela rebelde teimosia dos jovens encantados pelo Reino Deus.  Uma história de 25 anos é composta de muitas memórias, guardadas no coração de milhares de jovens e de seus grupos espalhados pelo Ceará afora. Alegram-nos, neste jubileu, o testemunho e a persistência das Pastorais da Juventude ao ser voz das multidões silenciadas, ao pautar temáticas na defesa da vida e dos direitos juvenis. 

A celebração, neste ano, do Dia Nacional da Juventude, será tempo forte de ação de graças pelos 25 anos, fazendo memória do tempo passado dos trabalhos sofridos e exitosos vividos pelas pastorais de Juventude e projetando passos e sonhos para o futuro. Que este jubileu seja também  um momento para refletir quais dívidas sociais o Brasil tem com a juventude. Vamos saná-las para um tempo de liberdade e vida? Jubileu também é tempo de organizar a “casa”. O que está acontecendo com a nossa “casa” (sociedade)? Que “casa” nós queremos para os próximos 25 anos? “Para comemorar um Jubileu é preciso vontade política, coração grande, pulmão aberto para o ar novo e, sobretudo, atenção ao Espírito de Deus, Rúah, que faz o futuro e renova a história. Querer cuidar da vida.” (Padre Geraldo Marcos Labarrère Nascimento, SJ).

Convoco todos os jovens de nosso Regional para participar das atividades de celebração jubilar deste DNJ em suas dioceses. Será um momento de manifestação da nossa alegria de estarmos juntos na caminhada, de nossa comunhão na diversidade dos carismas, de agradecermos juntos a Deus os 25 anos de lutas e sonhos, de gritarmos contra o extermínio de tantos jovens e adolescentes em nosso Brasil e no
nosso Ceará. 

Acredito que diante de tantos desafios enfrentados pelas juventudes nos dias de hoje, esse jubileu  convoca a você jovem  a não ser acomodado, a ser um “cutucador” de consciências. Convoca todos os jovens a aprender do passado, a viver intensamente o presente, mas, sobretudo, a ter os olhos e o coração no futuro.

Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida abençoe a todos e, em tempos novos, nos inspire a "saber esperar, sabendo, ao mesmo tempo, forçar as horas daquela urgência que não permite esperar".

Um beijo no coração de todos (as) e viva as Juventudes.


+ José Luiz Ferreira Salles, CSsR

Fortaleza, 12 de outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...