Regional Nordeste 1 realiza encontro de bispos eméritos

 Fonte: CNBB
Durante três dias, os bispos eméritos do Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará), se reuniram no 1º Encontro dos Bispos Eméritos do Regional, na diocese de Crato (CE). O encontro foi realizado por iniciativa do bispo diocesano de Iguatu (CE), dom João José Costa, que é responsável, no Regional, pelo acompanhamento dos bispos eméritos.
Participaram da reunião dom Adalberto, auxiliar emérito de Fortaleza; dom Edmilson da Cruz, emérito de Limoeiro do Norte; dom Adélio Tomasin, emérito de Quixadá; dom Benedito, emérito de Itapipoca; dom Mauro Ramalho, emérito de Iguatu, e dom Newton Gurgel, emérito de Crato, que presidiu à missa de abertura.
“Foi um encontro enriquecedor, e avalio como tendo sido muito positivo”, disse dom João Costa. O bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico aprofundou o tema: “O bispo e o amor à Igreja”.
Os bispos visitaram os lugares consagrados pelas romarias em Juazeiro do Norte, começando pelo santuário de São Francisco. “Para nós, bispos eméritos é muito bonito e significante celebrar a eucaristia, que tudo recria e renova, diante dos que serão os pastores de amanhã”, disse dom Adélio, bispo emérito de Quixadã, em visita ao seminário São José.
Ainda no seminário, os seminaristas e a equipe de formação participaram de uma conferência sobre a experiência do Concílio Vaticano II, com dom Mauro, que foi padre conciliar, e dom Edmilson.
O encontro terminou na sexta, 5, com a programação de mais dois encontros similares para o próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...