Setor Universidades prepara participação de jovens brasileiros na JMJ-2011

O Setor Universidades e o Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram, na semana passada, em reuniões na Espanha para organizar a participação de uma delegação oficial de jovens brasileiros na próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento dos jovens com o papa acontecerá de 15 a 21 de agosto de 2011 em Madri, Espanha.

Esta é a primeira vez que a CNBB organiza uma delegação oficial para participar da JMJ. Serão enviadas duas lideranças jovens por cada uma das 276 dioceses do país, além de jovens representantes de novas comunidades com relevância nacional e de outros ligados a institutos ou congregações religiosas. Ao total, a delegação será de, aproximadamente, 400 jovens. Cerca de 50 desses jovens irão pelo Setor Universidades. Para preparar a participação deles no encontro, a assessora do Setor Universidades, irmã Eugênia, visitou as dioceses de Granada e Ávila.

Na tarde desta sexta-feira, 5, a assessora se reuniu com o encarregado das universidades na Conferência Episcopal Espanhola, padre Agustín Del Agua. Os dois conversaram sobre as perspectivas para a pré-jornada dos universitários para traçar um caminho comum. “Esperemos que este seja o início da caminhada junto à América Latina, um desejo que tenho há muito tempo”, afirmou Agustín.

”Buscamos nesta caminhada também um encontro em março do próximo ano, preparado conjuntamente”,  disse Eugênia. Ela sublinhou que a delegação da Pastoral em Granada se mostrou entusiasmada com a iniciativa.

Ainda de acordo com Eugênia, os delegados de Pastoral Universitária se reunirão nos dias 18 e 19 de novembro de 2011. Além disso, deverá haver um encontro de jovens universitários provavelmente no dia anterior à chegada do papa para a JMJ.

Os universitários brasileiros se encontrarão com outros representantes de diferentes países da América Latina e da Espanha em Granada na semana anterior à Jornada. “Está confirmada a presença da Pastoral Universitária da Venezuela e mandamos convites para as outras delegações das conferências da América Latina”, disse a assessora. Segundo ela, foi criado um grupo virtual para aproximação e comunhão das Pastorais Universitárias da America Latina.

Mais informações sobre o Congresso mundial de Ávila podem ser encontradas no site  www.ucavila.es/wccu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...