VIII ENOIM

 Um dos âmbitos mais importantes da missão indicado por Aparecida na V Conferência é a formação dos discípulos missionários. Esse âmbito diz respeito aos sujeitos e ao mesmo tempo à finalidade da missão. Missão é fundamentalmente “fazer discípulos” (cf. Mt 28,19), e fazer discípulos significa fazer com que muitos se tornem praticantes da Palavra, caminho de salvação para todos, e se reconheçam como irmãs e irmãos, filhos do mesmo Pai, ser de fato, uns com os outros. A missão ad gentes em seu novo paradigma, é essencialmente a missão cujo terreno é o coração da humanidade: “na verdade, os verdadeiros destinatários da atividade missionária do povo de Deus não são só os povos não cristãos e das terras distantes, mas também os campos sócio-culturais, e sobretudo os corações” (DAp 375). A própria missão é essencialmente uma questão de coração. Não há conversão das estruturas, elas não precisam se converter, mas sim, a conversão dos corações.

Com o objetivo de incentivar a reflexão, a comunhão, a partilha de experiências e esforço missionários, o Conselho Missionário Nacional – COMINA, a Dimensão Missionária da CNBB, realizarão de 13 a 15 de novembro de 2010, no Centro Educativo de Assistência Social La Salle, na Vila Guilhermina, São Paulo, o VIII ENOIM, Encontro Nacional dos Organismos e Instituições Missionárias sob o tema: “Vocação Missionária, uma opção de vida”.

Os destinatários deste encontro são representantes de Organismos e Instituições Missionárias, Presidentes e Coordenadores de Conselhos Missionários, representação regional relacionada à Missão Continental.

Teremos como assessores Dom Eduardo Pinheiro, com tema : Vocação Missionária: Proposta de vida para Juventude, Ir. Tea, falando sobre Missão e Consagração – fundamentos bíblicos, Desafios da Missão hoje e vocação missionária como uma opção de vida, com Pe. Sérgio Bradanini e Pistas de Ação para trabalhar a Vocação Missionária como opção de vida, assessorado por Pe. Joachim Andrade. No primeiro dia teremos cinco oficinas e no segundo quatro testemunhos de missionários (as) abrangendo os aspectos da missão ad gentes, Timor Leste e Moçambique, a questão indígena e a comunicação na missão.

Contamos até o momento com a participação de cento e vinte inscritos, são eles (as) representantes de Congregações, Institutos, Organismos missionários, juntamente com os Conselhos missionários, que muito contribuirão para a formação permanente dos cristãos. “É necessário formar os discípulos missionários numa espiritualidade missionária que se baseia na docilidade ao impulso do Espírito, à sua potência de vida que mobiliza e transfigura todas as dimensões da existência. Não é uma experiência que se limita aos espaços privados da devoção, mas que procura penetrá-los completamente com seu fogo e sua vida. O discípulo missionário, movido pelo estímulo e ardor que provêm do Espírito, aprende a expressá-lo no trabalho, no diálogo, no serviço e na missão cotidiana” (DAp 284).

Pe. José Altevir da Silva, CSSp
Assessor da Dimensão Missionária - CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...