Advento: tempo de preparar nossa casa interior

Vivemos um novo tempo na Igreja, tempo de expectativa por um grande evento: o Natal. Nele, recordamos que Deus se revestiu de humanidade. O Verbo de Deus se fez carne na pessoa de Jesus Cristo e habitou no meio de nós (cf. Jo 1,14). Jesus Cristo, Filho de Deus, nasceu e inaugurou um novo tempo na história e nos convida a escrever uma nova história no tempo.

Para celebrarmos bem esta data tão especial, a Igreja nos propõe um tempo de preparação. O advento é justamente este tempo em que nos preparamos para o Natal. A palavra advento significa “chegada”, “vinda”. Liturgicamente, é o período de quatro semanas que antecede o Natal do Senhor. É tempo de esperar Aquele que vem sem ter se ausentado. É fazer memória, recordar que um dia Deus veio ao nosso encontro, acolheu nossa miséria em sua misericórdia e nos ensinou um novo jeito de viver e de escrever a história. “E por nós, homens e para nossa salvação, [Deus] desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem” (Catecismo da Igreja Católica, n. 456).

O que fazemos quando recebemos a notícia de que alguém muito importante virá nos visitar? Certamente, preparamos nossa casa para receber bem a ilustre visita: limpamos a casa, colocamos as coisas nos seus devidos lugares, abandonamos aquilo que não tem mais lugar e tira a beleza do ambiente, deixando-o mais agradável e bonito. É justamente isso que fazemos no advento. Jesus virá! Portanto, precisamos arrumar a nossa casa interior, isto é, nosso coração e nossa vida para o recebermos bem. Vamos tecendo nossa conversão e costurando nossa vida com os retalhos do evangelho e vivendo-a de forma mais comprometida. Embora a conversão seja um processo vivido dia-a-dia, no advento, a Igreja recorda com mais intensidade a necessidade de uma mudança profunda de vida por parte dos seus filhos.

Advento também é tempo de unidade, tempo em que a comunidade se reúne para celebrar a sua esperança e sua fé. Essa unidade é vivida na diversidade, de tal modo que os muitos e diferentes fios de nossa história, costurados uns aos outros, formem um só cordão forte e resistente. O menino Deus nos congrega em uma só família que, mesmo nas suas diferenças, possui uma comum esperança no Reino que virá.

Jesus quer nascer e escolheu a manjedoura do nosso coração. Por isso somos convidados a viver bem o tempo do advento, da espera, convertendo nosso coração, vivendo a unidade e colocando nossa vida na estrada do Reino de Deus.

Nereo_Wilker_seminarista


Nér
eo Wilker é seminarista dehoniano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...