Teatro: A voz que não calou

Peça: A voz que não calou
Direção e Roteiro: Liane Oliveira
Equipe de Apoio: Gisele Dinelli, Giovani Souza, Guilherme Zitzke, Valquíria Ortiz

Narrador: Elevamos nossas vozes contra a violência. A invisibilidade social, seja pela indiferença ou pelos estigmas atribuídos aos/às jovens empobrecidos/as, sobretudo negros/as, tem gerado ações concretas de violência e morte. As diversas formas de violência física e simbólica – desemprego, falta de acesso a educação, falta de saúde, de moradia, de lazer e cultura (garantias constitucionais) – revelam a ausência de uma política de segurança que assegure a integridade da vida juvenil. Uma sociedade que não garante direitos juvenis e, ao contrário, encara o/a jovem como problema social, oferecendo apenas respostas punitivas, como a redução de idade penal para 16 anos como ocorre no senado brasileiro. Nós, negamos esse tipo de resposta encarceradora dada aos problemas vividos pela juventude. Apenas 10% dos crimes cometidos no país são de responsabilidade de adolescentes. Destes, menos de 2% são atos contra a vida. A violência não tem raízes nos atos juvenis, mas na desigualdade e injustiça estruturais que têm eliminado a juventude.

Música 1: _______________________________________________________________________________
(Entram os jovens amarrados com expressões. O poder entra com ar de autoridade e se posiciona em um lugar mais alto, os jovens do grupo começam a entrar assim que o poder começa a falar...)

Poder: Acreditem vocês que os índices apontam que a juventude tem sido responsável pela violência no Brasil. E por este motivo, os poderes estão se unindo para reduzir a maioridade penal para 16 anos. É uma forma econômica que encontramos de amenizar a criminalidade...

Jovem 1: A juventude responsável pela violência?

Jovem sensato: É mentira...

Jovem 2: Vamos ouvir o que ele tem a nos dizer...

Poder: Os jovens tem sido cada vez mais inconseqüentes, está cada vez mais comum os vandalismos, roubos, drogas, assassinatos. Os cidadãos têm medo de sair de suas casas, isso está virando um caos...

Jovem 3: É verdade ... Quando ligamos a TV só vemos mortes, violências...

Jovem sensato: Mas gente, nós não somos os únicos culpados dessa violência, tanto é que, menos de 10% dos crimes cometidos no Brasil envolvem a juventude... E quando você diz que os cidadãos tem medo de sair de casa, você está nos excluindo... (começa a se aproximar do Poder) Não nos reconhece como sujeitos da sociedade?!

Congela

Música 2: ______________________________________________________________________________
(Os jovens amarrados um de cada vez, com a música saem de seus lugares e declamam a poesia com amor, emoção...)

Jovem amarrado 1 e 2: Sim é por amor!Sim é por amor a vida que cantamos. E tantas, vezes, choramos também. É por amor a vida, que estamos lutando e vamos andando lentamente para buscar a luz e a liberdade das manhãs de sol.

Volta

Música 2: _Continua______________________________________________________________________
(capangas pegam jovem sensato e o aproximam do poder)

Poder: Pare... Chega de tantas bobagens... Você não deveria influenciar os seus amigos a pensarem como você, pois caso isso aconteça só quem tem a perder são eles. Vocês realmente não fazem parte da sociedade, juventude nada mais é do que um período de transição para a vida adulta... Não existe um lugar para um bando de agitadores, a sociedade não os quer... E eu muito menos... (risadas)

Congela

Música 3: _______________________________________________________________________________

Jovem amarrado 3 e 4: É por amor, sim é por amor à vida, evidentemente, que encaramos de frente essa imensa dor que se impõe nesse reinado amargo do ódio presente. É por amor a vida que estamos nas ruas, nas praças e nas estradas.

Música 3: _Continua______________________________________________________________________

Volta

Jovem 4: Deixa... Não podemos enfrentá-lo... Ele é o poder! E nós somos simplesmente jovens... Esquece isso! Vamos embora. Do que adianta comprarmos essa briga? Os outros jovens não dão a mínima para tudo que o poder faz contra nós. Eu não quero me complicar...

Jovem sensato: Eu não acredito no que to ouvindo... Não vou sair daqui NÃO... Seria concordar com as barbaridades que ele ta afirmando... Querem ir, tudo bem... Mas eu vou ficar!

(Os jovens do grupo vão se retirando até que fique a jovem 6 e o jovem sensato)

Jovem 6: Eu sei que você tem razão... Mas eu não posso ficar é perigoso, lutar contra o poder eu tenho medo... Venha vamos embora!

Congela

Música 4: _______________________________________________________________________________

Jovem amarrado 5 e 6: Sim, é por amor a vida, é por amor a vida que marchamos nas madrugadas de lua nova levando nos braços a fúria das tempestades, prontos a resgatar a terra que nos tomaram; Vamos replantar as flores e as sementes que há séculos estão em cio.

Música 4: _Continua______________________________________________________________________

Volta

Jovem sensato: Tudo bem... Eu entendo... Eu vou ficar e lutar… Pode ir...

(A jovem lentamente vai se retirar, porém o jovem sensato é atacado por um dos capangas do poder, a mesma se desespera...)

Jovem 6: Nãooooo.... Por quê? Alguém? Socorro... Alguém me ajuda, por favor...

Música 5: _______________________________________________________________________________

Congela

(os amarrados recolhem o jovem sensato e o envolvem num círculo e tiram suas roupas de jovem normal, agora ele é mais um jovem amarrado)

Jovem amarrado 7 e 8: É por amor, sim, é por amor a vida que profundamente doloridos recolhemos em nossos braços os que foram brutalmente feridos e quando já não podemos devolver-lhes a respiração nós comungamos de seu sangue e os fazemos ressuscitar em milhares de vidas e sorrisos!

Música 5: _Continua______________________________________________________________________

Poder: Saibam que ninguém é maior que EU... Não tentem fazer como este jovem fez, e tantos outros mártires fizeram... Vocês podem tentar, podem fazer passeatas, manifestações, podem fazer campanhas, seja lá o que for... Nada nem ninguém pode me vencer... (sai de costas em direção a platéia)

Congela

Música 6: _______________________________________________________________________________

Jovem amarrado 9 e 10: É por amor a vida que escrevemos nas pedras os poemas da esperança rebelde, que pichamos nos muros e nas portas as frases corajosas de um futuro novo, que dançamos nas festas de sábado, no batuque do carnaval de um povo livre!

Jovem sensato: É por amor, sim, é por amor que desesperadamente Amamos!

Narrador: Por esse amor que temos de nos unir para lutar contra todos os poderes que tem nos oprimido... Somos jovens... Sim... Jovens com sonhos, utopias, jovens que querem viver... São quase 5 mil jovens assassinados por ano. E por que isso não comove a opinião pública?

Jovem 6: Jovens... Acreditem na força da união, na força da justiça, e sim... Desconfiem da força do Poder! Que também mata, destrói e sai impune. Que possamos somar as nossas vozes, na defesa da vida, contra o extermínio, pela consolidação de outro mundo possível!

Musica 7: _______________________________________________________________________________

(Entram a jovem 6 de preto(luto) com as tochas de fogo, os outros jovens do grupo também todos de preto e se posicionam nos lugares dos jovens atados...)


Quem estiver interessado em apresentar, e estiver com dúvidas quanto a músicas, figurino, expressão corporal... É só entrar em contato comigo, será um grande prazer ajudar!!!
Liane Oliveira- Licenciatura em Teatro/UFPEL
Diocese de Pelotas- Paróquia Santa Teresinha
e-mail's: pet.oper01@braspress.com.br
liah.quality@gmail.com
Telefones: (53) 91022702 ou (53) 21233300 Serviço

Um comentário:

  1. Pessoal, sou a responsável desta peça e só estou aqui para dizer que meus contatos mudaram:
    E-mail: lianeoliveirapj@hotmail.com
    Telefone: 53 81429179 (TIM).
    face: Liane Oliveira
    Forte abraço

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...