13º CONEB da UNE pautará temas fundamentais para juventude brasileira

Como atividade integrada à 7ª Bienal da UNE, o Rio de Janeiro receberá, nesse início de 2011, um dos principais fóruns do movimento estudantil brasileiro, o 13º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB). São esperados cerca de quatro mil estudantes representando Diretórios Acadêmicos (DAS) e Centros Acadêmicos (CAS) de universidades de todo o país em uma programação de conferências, debates, grupos de discussão e plenárias entre os dias 14 e 17 de janeiro. O tema do 13º CONEB é “Nas ruas de hoje o Brasil de amanhã”.

O encontro é uma instância deliberativa que vai atualizar a opinião e o posicionamento da UNE acerca do próximo período, quando se inicia no Brasil o mandato da presidente da república Dilma Rousseff. Os estudantes se envolverão com diversos temas como educação, os rumos do desenvolvimento econômico e social do país, políticas para a juventude, mídia e comunicação, questão agrária, saúde, assistência estudantil, combate ao racismo e à homofobia, programas educacionais como o Prouni e o Reuni, entre muitos outros assuntos de interesse dos jovens.

O objetivo é consolidar, ao fim do encontro, uma ampla e renovada jornada de lutas do movimento estudantil. Um dos desafios é a aprovação Plano Nacional de Educação, que dê as diretrizes do Sistema Nacional de Educação. Os centros e diretórios acadêmicos apontarão ainda que caminhos o movimento estudantil deverá seguir no campo político. A materialização e o amadurecimento das pautas resultantes do 13º CONEB da UNE darão a tônica de uma extensa mobilização dos estudantes e dos movimentos sociais programada para março de 2011. O evento também irá preparar a UNE e os estudantes para participarem de outras lutas importantes de 2011, como a Conferência Nacional de Juventude.

Fonte: Site UNE  – www.une.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...