2º Dia de ANPJ em Imperatriz/MA

O segundo dia da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ) começou com a celebração eucarística presidida por Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande e Referencial do Setor Juventude da CNBB, retomando a história de nosso batizado a partir do batismo de Jesus.

Roberta Agustinho e Paula Grassi, Coordenação Nacional da PJ pelos Regionais Sul 1 e Sul 3 da CNBB, respectivamente, abriram a coordenação da plenária, resgatando a importância das mulheres na história do povo de Deus e o protagonismo e profetismo feminino.
 
No período da manhã os/as jovens visitaram as tendas dos da PJ de cada Regional, a fim de observar os desafios e destaques apresentados nas diversas realidades do Brasil. Posteriormente, realizaram um debate em grupo, a fim de partilhar os dados colhidos, culminando na montagem de um painel artístico.
 
Ainda no período da manhã, tivemos a fala de Dom Eduardo Pinheiro e de Pe. Carlos Sávio, este último Assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB. Os temas que permearam suas falas passaram pela próxima Jornada Mundial da Juventude e a evangelização dos/as jovens no Brasil neste contexto.

A manhã desse segundo dia de ANPJ encerrou-se com uma homenagem a Pe. Sávio por toda sua contribuição na Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude, nesses 3 anos.
 
Logo após o almoço, foi dado início a análise de conjuntura em cima de pontos com foco na juventude. Nos fazendo olhar para os aspectos eclesiais e sociais, para que vejamos por qual caminho estamos caminhando. Felipe Freitas, membro da Coordenação Nacional da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, faz a análise de conjuntura social. Nos trouxe todo cenário político-econômico-social, onde, de forma pertinente, se encontra o contexto juvenil. Solange Rodrigues, assessora da PJ do Regional Leste 2 da CNBB, fez a análise de conjuntura eclesial, trazendo a caminhada da Pastoral da Juventude no Brasil, os documentos eclesiais e sobre juventude neste contexto.

Seguindo essa análise, os delegados foram convidados a fazerem trabalhos de grupo para discutir as seguintes perguntas:
§  Quais destes aspectos afetam a vida da juventude mais diariamente?
§  Que outros aspectos que não foram mencionados também atingem a vida da juventude?
§  Quais as boas sementes que estamos plantando, enquanto PJ?
 
Partindo das discussões, os grupos partilharam, em plenária, o que se produziu em cada um desses debates.

Nesta reações aos assessores, Felipe traz à plenária queArticular uma ação na dimensão sócio-transformadora é uma das dificuldades levantadas”. Ele lembra que essa é uma das dimensões que fazem parte das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Solange fala da necessidade de “[...] buscamos elementos que precisam ser tecidos para iluminar o planejamento que a PJ vai fazer daqui para frente. Com a colaboração de cada um e de cada uma é que essa Ampliada se realizará”.
 
O segundo dia da ampliada encerrou-se com a Noite Cultural, onde se apresentou a Região Nordeste. Muita música, cores, sotaques, sorrisos e alegria nessa grande festa de cultura.

Autor/Fonte: Equipe nacional do projeto Teias da Comunicação

Um comentário:

  1. "QUE DEUS ABENÇOE A TODOS OS PARTICIPANTES DESSA ANPJ NESTA LINDA CIDADE DO NORDESTE.QUE ATRAVES DAS REFLEXOES DE VCS, POSSAMOS AJUDAR MUITOS DOS NOSSOS IRMAOS DO BRASIL, OS JOVENS" DIACONO JOAO B.DINIZ-DIOCESE DE SOBRAL

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...