Bispos do Maranhão visitam a Ampliada Nacional da PJ


4º dia da ANPJ – Começando a julgar a realidade...



Passado quatro dias do início da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ) os trabalhos continuaram firmes e fortes por todos os delegados/as, Coordenação Nacional da PJ (CNPJ) e Assessoria. Presidida por Dom Eduardo Pinheiro (Setor Juventude/CNB), a Eucaristia foi celebrada, iniciando com muita reza os trabalhos do dia.


Renovadas as forças e animados pela comunhão em Cristo, Paula Grassi (Sul 3) e Thiago Oliveira (Oeste 2), coordenadores do dia, trouxeram à memória Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, com o texto “Opção pelo Reino”.

Além disso, recebemos a visita ilustre de alguns bispos do estado do Maranhão, regional Nordeste 5: dom Xavier Gilles de Maupeou d'Ableiges (Diocese de Viana), dom José Valdeci Santos Mendes (Diocese de Brejo), dom Enemésio Angelo Lazzaris (Diocese de Balsas), dom Gilberto Pastana (Diocese de Imperatriz), dom Carlo Ellena (Diocese de Zé Doca), dom frei José Belisário da Silva (Arquidiocese de São Luis) e dom Vilson Basso (Diocese de Caxias). A presença desses pastores foi motivo de grande alegria e comunhão com a Igreja jovem presente na Ampliada.

Como todos os dias com ajuda de um vídeo preparado pela equipe de comunicação, foi recordado o dia anterior, seguida das falas de Alessandra Miranda (Casa da Juventude Pe. Burnier) e Pe. Edison Thomassin (Trilha Cidadã) que partilharam sobre os projetos da Rede Brasileira de Centros e Institutos.

Também dom Wilson Basso, Diocese de Caxias – MA e Dom Eduardo se despediram da Ampliada deixando uma mensagem de motivação ressaltando a importância desse momento para a vida da PJ, confirmando o apoio à juventude e relembrando alguns pontos que não podem ser esquecidos como a dimensão vocacional, a formação e acompanhamento de lideranças e o encontro com Jesus Cristo a partir da espiritualidade da PJ.

Dando continuidade aos trabalhos, Pe. Wander Torres, assessor da PJ da Arquidiocese de Mariana – MG apresentou o primeiro momento do JULGAR, com a temática “A fé e opção pelo Reino”. Neste julgar foi observada e julgada a realidade a partir da partir da palavra de Deus. Em sua fala ressaltou a questão do seguimento e o encontro com Jesus, destacando que “precisamos garantir aos jovens um encontro processual, em etapas, provocando a fé em Jesus”. Terminando com a fila da juventude na qual partilhou-se as reações que surgiram na plenária.

O dia conclui-se com um passeio dos delegado/as por Imperatriz do Maranhão, para conhecer um pouco mais dessa acolhedora terra que com tanto carinho recebe a Pastoral da Juventude do Brasil.

Equipe nacional do projeto Teias da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...