34 anos de Romaria da Terra!

Já são 34 anos de Romarias da Terra no RS. Durante estes anos as Romarias Refletiram os seguintes temas: A luta dos Povos Indígenas. Agricultura Familiar e Camponesa. A luta dos sem terras e a Reforma Agrária. A agricultura Ecológica e as Sementes Crioulas. A luta dos Povos Quilombolas. As mulheres camponesas. A juventude da Roça.

Qual é a programação de uma Romaria da Terra?

A Romaria da Terra é um grande encontro para celebrar a luta dos povos da terra, especialmente pequenos agricultores, povos indígenas e quilombolas. É um evento para fortalecer a luta pelos direitos do povo camponês e também do povo urbano. É local de encontro de muitas lideranças que não apenas sonham mas lutam pela vida em primeiro lugar.

A Romaria inicia com abertura, depois uma grande celebração que é feita durante a Romaria que percorre 2,5km em média rezando, cantando e celebrando a luta pela vida e luta dos povos da terra. Ao meio dia tem almoço, que normalmente as pessoas trazem para partilhar e um lanche a disposição de quem não trouxe de casa. Momento cultural na parte da tarde, com música, expressão cultural, trovas e manifestações de agricultores e agricultoras. A bênção de envio é o último momento forte da Romaria e depois as pessoas voltam para suas casas.

O tema deste ano!

Do clamor da terra a esperança da vida! Este ano a Romaria será na região da campanha, no Pampa gaúcho. A reflexão se dará em torno do meio ambiente e seus principais problemas.
Também sobre os pequenos agricultores e a luta pela permanência na terra bem como a luta pelo direito ao acesso a terra. A reflexão sobre os assentamentos da região e a viabilidade da Reforma Agrária.

Na 3ª Feira de Carnaval

A Romaria da Terra sempre acontece na 3ªfeira de carnaval. Como as primeiras Romarias da Terra foram sobre o povo indígena, ficou a terça feira de carnaval por que foi na terça-feira de carnaval que foi morto Sepé Tiarajú, líder Guarani. Que morreu defendendo o território Guarani da cobiça dos exércitos de Espanha e Portugal. Em memória a luta dos povos Indígenas sempre acontece na 3ªfeira de carnaval.

Sepé Tiarajú morreu em 07 de fevereiro de 1756.

Distâncias

*Para quem vai por Pântano Grande via BR 290 – Pegar a BR 290 em direção a São Gabriel, depois pegar a BR 153 depois a BR 293 que vai até Candiota e de lá se informar para chegar até o Assentamento Roça Nova, que fica no interior. Na Vila Operária entrar a direita da rodovia passa João Emílio e vai até Roça Nova.

*Ou por Cachoeira do Sul – para quem vier de Santa Cruz, Candelária, - pegar a BR 153 depois a BR 293 que vai até Candiota.

OBS: De Santa Cruz do Sul aproximadamente 300 km.

Contatos e informações

Pelo telefone – 051-91466134 com Oldi Helena Jantsch, 051-3344-4415 CPT RS ou pelo e-mail penaterra@ibest.com.br

Autor/Fonte: Comissão Pastoral da Terra-CPT-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...