Em consonância com a Campanha da Fraternidade que tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e como lema “A criação que geme em dores de parto!” (Rm 8, 22) as Atividades Permanentes de 2011 das Pastorais da Juventude do Brasil propõem a valorização da relação com o mundo, de forma mais fraterna, justa e sustentável, compreendendo o ser humano como parte da criação e não proprietário dela. A partir da Palavra, desejamos aprofundar-nos no debate para encontrar caminhos de superação do modelo de desenvolvimento que massacra os povos em favor de poucos. Queremos reafirmar o pertencimento à América Latina, rumo a um projeto de integração sem fronteiras, sem exclusão, sem exploração, de resistência e reconstrução da história, onde o povo a protagoniza.
Para tanto, são os temas e lemas desse ano:
Semana da Cidadania (SdC)
14 a 21 de Abril de 2011
Eixo Temático: Juventude e Terra: Camponesas(os) e ribeirinhas(os)
Tema: Juventude, terra viva!
Lema: Da mãe terra: esperança e resistência.
Iluminação Bíblica: Parábola do semeador (Mt 13, 3-9)
Previsão de divulgação do subsídio: Março de 2011
Semana do Estudante (SdE)
08 a 14 de Agosto de 2011
Eixo Temático: Juventude negras(os) e indígenas
Tema: Juventude negra e indígena: comunidades de resistência
Lema: Dos tambores e cirandas à luta pela vida.
Iluminação Bíblica: Multiplicação dos pães (Mc 6, 39-44)
Previsão de divulgação do subsídio: Junho de 2011
Dia Nacional da Juventude (DNJ)
30 de Outubro de 2011
Eixo Temático: Juventude e a questão Feminina – relação interpessoal
Tema: Juventude e Protagonismo Feminino
Lema: Jovens mulheres tecendo relações de vida.
Iluminação Bíblica: Mulher samaritana (Jo 4, 1-42)
Previsão de divulgação do subsídio: Agosto de 2011
O caminho percorrido pelas Pastorais da Juventude do Brasil através das Atividades Permanentes faz vivo um modelo novo de ação. Em 2009 convocamos a juventude para marchar contra a violência. Aprofundamos, em 2010, a reflexão sobre as raízes da violência – o mundo do trabalho, a negação da cultura dos nossos povos e o esquecimento da história. Numa próxima etapa da vida das PJs, desejamos escolher juntos os caminhos alternativos, que resgatem as origens da resistência popular, contrapondo o modelo de sociedade imposto pelo capitalismo, gerando esperança.
Para esse ano, 2011, reafirmamos o pertencimento à América Latina, à busca pela vida plena das juventudes, respeitando seus locais de vida, suas culturas e suas categorias de pertencimento. Vamos juntos nesse período refletir sobre a vida dos(as) camponeses(as), ribeirinhos(as), negros(as), indígenas e mulheres. Com ternura e resistêcia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA