DIOCESE DE SOBRAL - CEBs REALIZA ASSEMBLÉIA DIOCESANA

“Justiça e profecia a serviço da vida”: esta foi à bandeira defendida durante a Assembléia Diocesana das CEBs realizada nos dias 05 e 06 de março de 2011, no Centro de Treinamento do Sumaré, na cidade de Sobral. O encontro contou com a participação de representantes das Comunidades Eclesiais de Base das Paróquias do Patrocínio, Sé, Taperuaba, Groaíras, Santa Quitéria, Mucambo, Frecheirinha, Jaibaras, Coreaú, Massapê, Pacujá e Acaraú.

Dom Odelir José Magri fez a abertura oficial saudando os participantes destacando que é necessário que as CEBs continuem testemunhando nossa fé diante das duras realidades vivenciadas por nosso povo.

O encontro contou com a assessoria do Teólogo Carlos Turci, da Arquiocese de Fortaleza que iniciou o seu estudo fazendo memória a vida e obra de algumas pessoas que colaboram com a caminhada das CEBs no regional. Carlos destacou que “Lembrar das pessoas que colaboram na caminhada não é somente fazer memória é fazer presente sua presença espiritual”. 

Durante o estudo o assessor destacou a relação existente entre o mundo e a Igreja, apontando que o avanço da modernidade faz com a presença de Deus seja interpretada de forma errônea. Diante desta realidade Carlos Turci conduziu a assembléia a questionar qual é a missão do Cristão neste mundo e qual é o tipo de relação pessoal que estamos tendo com Jesus Libertador.

Carlos enfatizou que as CEBs devem estimular a vivência da espiritualidade do encontro, tendo como base a fé e a vida, estando aberta a sociedade e assumindo o compromisso de colaborar com a sua transformação.

Durante a Assembléia foi construído o Planejamento Diocesano das CEBs que irá orientar sua ação pastoral nos próximos anos. Também foi eleita a Coordenação Diocesana que ficou formada pelas seguintes pessoas: Chiquinho, Mariazinha e Ir. Francisca Mendonça. Ficou definida uma reunião ampliada da coordenação com os articuladores paroquiais para o dia 08 de abril de 2011.

Pe. Mesquista agradeceu o esforço de todos os participantes e das comunidades que se organizaram para colaborarem com a assembléia. Agradeceu de modo especial a assessoria de Carlos Turci, o apoio da Diocese de Sobral, Pe. João Batista Frota, Pe. Marcone e a presença de Dom Odelir José Magri.

Um comentário:

  1. Irmãos a matéria ta boa, vou postar no Se avexe Não mas, vamos lá: O nome CarloS TurCi se escreve assim: Carlo Tursi. Não tem o 's' no carlo e no lugar do 'C' é um S em Tursi.

    Eu também escrevia errado.
    Forte abraço

    Jardel

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...