Celam promove encontro com responsáveis pelas CEBs no Continente

Terminou ontem, 13, em Santiago do Chile, o encontro de bispos e delegados das Conferências Episcopais da América Latina e Caribe, representantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e a Articulação Nacional das CEBs.  O encontro foi promovido pelo Departamento de Comunhão Eclesial e Diálogo do Conselho Episcopal Latino-americano e reuniu, desde o dia 9, 43 pessoas da Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Chile, Equador, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

“No primeiro dia nos debruçamos em analisar a mudança de época na América Latina e Caribe”, explica o padre Vileci Vidal, coordenador do 13º Intereclesial de CEBs, que acontecerá em Crato (CE) em 2014. Ele representou o Brasil juntamente com o padre  Joimar Sella, articulador das CEBs no Cone Sul.

“A Igreja hoje na América Latina é marcada pela censura entre a modernidade e catolicismo, onde a ciência torna-se necessária para o alcance da autonomia e liberdade”, acrescenta padre Vidal.
Os compromissos assumidos pelos participantes do encontro destacam a preocupação com a identidade das CEBs, sua missão, formação e articulação.

CEBsChile2“Nossa referência e raiz são as primeiras  comunidades cristãs; o centro é Jesus e sua  profecia;  a Palavra de Deus nos alimenta, ilumina e  conduz ao compromisso; vivemos a fé na  comunidade de maneira profética e missionária  comprometida com a justiça e o bem comum”,  explica padre Vidal ao falar do primeiro  compromisso, a identidade das CEBs.
Em relação à missão das CEBs, o padre recorda  que é preciso dar novo impulso indo ao encontro  dos abandonados, afirmando a opção preferencial  pelos pobres no mundo urbano e dos jovens, nas  famílias e testemunhar os valores do Reino, além do  compromisso com a ecologia e defesa da vida.

Sobre a formação, padre Vidal esclarece que é preciso assumir o processo formativo no espírito da missão permanente em seus diferentes níveis - paroquial, regional, nacional e continental.

Já a comunhão e a articulação visam a “fortalecer e criar espaços de comunhão e articulação nas paroquiais, regiões, nacional e continental”. O padre lembra, ainda, a necessidade de continuar a experiência de comunhão entre Articulação Continental de CEBs e o Celam e “que cada Conferencia Episcopal da América Latina e Caribe institua uma coordenação de CEBs”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...