CARTA COMPROMISSO DO CONGRESSO REGIONAL DE 30 ANOS DA PJMP NO CEARÁ

Nós jovens iniciantes, militantes e assessores da Pastoral da Juventude do Meio Popular participantes do Congresso Regional da PJMP nos seus 30 anos de vida, luta e resistência no Ceará, vimos reafirmar nosso compromisso com essa pastoral tão querida e valorosa na nossa vida, enquanto jovens empobrecidos (as) do campo e da cidade.

A PJMP nos encanta com seu dinamismo, simplicidade, respeito, igualdade, em suas diversas expressões culturais, na sua animação, alegria, visão libertadora e transformadora na busca de uma sociedade justa e fraterna. O acolhimento e a forma afetiva a todos, independente de qualquer diferença que exista, nos fortalece e encanta também por nos proporcionar a vivência da mística do Cristo no meio dos empobrecidos(as), tornando diferente a nossa forma de rezar, alimentando a nossa espiritualidade e nos fazendo expressar um novo jeito de sermos Igreja.

A PJMP nos faz ver um Deus que é amor, justo, piedoso, que nos acolhe e nos ama exatamente do jeito que somos. Ajuda-nos a acreditar e conhecer a Igreja dos(as) pobres, em comunhão com o Criador e as criaturas, mudando nossa visão do Cristo que é muito mais vivo e comprometido com as lutas sociais, o que nos torna mais abertos para o trabalho com os grupos de base, vivenciando nossa espiritualidade e nos incluindo na sociedade para transformá-la.

A PJMP nos encoraja a encarar a realidade do cotidiano como jovens na conquista de nossos direitos, tornando-nos mais críticos com uma melhor leitura da realidade social e política, e motivados (as) para a participação nas lutas sociais, sendo assim protagonistas comprometidos com os excluídos e excluídas.

Nesses 30 anos de existência temos lutado pela evangelização, pela terra, por moradia, por uma Igreja mais atraente, pelo acesso às políticas públicas, pela melhor convivência com o semiárido e respeito ao meio ambiente, pelos direitos de inclusão social. Somos presença nas associações comunitárias, nas romarias, nas manifestações de 1º de Maio, bem como no Dia Internacional das Mulheres, no Grito dos excluídos(as) e no Dia Nacional da Juventude. Criamos em conjunto com as outras pastorais de juventude do Brasil a Campanha nacional contra a violência e o Extermínio de Jovens.

No cenário social, político, econômico, cultural e eclesial que nos encontramos dentro do sistema capitalista em sua crise estrutural, o pouco apoio financeiro, o comodismo, a dependência química, as ofertas alienantes, as muitas formas de extermínio da juventude, a pouca confiança na comunidade, a indiferença, a mídia e o consumismo exagerado tem sido para nós grandes desafios enfrentados.

Reafirmamos neste dia celebrativo o nosso compromisso com as causas populares, com a Teologia da Libertação, com um novo jeito de trabalhar com a juventude sem perder a identidade de PJMP, com as missões populares, com a formação de novos jovens nos grupos de base, possibilitando o seu engajamento nos movimentos e grupos sociais e ambientais, com a arte como meio de transformação, com o incentivo e fortalecimento da vivência da espiritualidade e com a busca de formas de sustentabilidade para nossa autonomia.

Estamos fortalecidos (as), motivados (as), revigorados (as) e pedimos as bênçãos do Deus Javé que continue nos acompanhando na nossa busca pela implantação do seu reino aqui e agora, e que venham mais 30, 60 e muitos e muitos anos de Pastoral da Juventude do Meio Popular em todos os cantos do Ceará, do Brasil e do mundo.

Amém, axé, awere, aleluia

Ubajara 24 de julho de 2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...