Festival de Ideias premia boas iniciativas na solução de problemas sociais

Camila Maciel
Jornalista da Adital
Fonte: Adital
 
"Disponibilizar armários coletivos em lugares públicos estratégicos para facilitar a mobilidade de ciclistas e cidadãos”. Essa foi uma das ideias selecionadas para participar da etapa presencial do Festival de Ideias: inovações para o desenvolvimento social (FdI), a ser realizada nos dias 20 e 21 de setembro. A comissão julgadora do Festival selecionou 20 de 346 propostas inscritas, as quais apresentaram soluções criativas para problemas sociais nas áreas de mobilidade urbana, violência e catástrofes naturais.

De acordo com Cláudia Cavalcanti, organizadora e coordenadora do Centro Ruth Cardoso, o evento tem um formato inédito que alia a tendência de uma ação colaborativa, por meio da internet, com as iniciativas da sociedade civil. "Acreditamos na interação da sociedade para que ela proponha suas demandas e construa meios de viabilizá-la”, afirma.

De acordo com a organização do evento, a seleção buscou equilibrar popularidade, relevância, capacidade de replicação e operacionalização. As centenas de proposta inscritas ficaram disponíveis em uma plataforma online, na qual receberam apoio e sugestões dos visitantes da página. "O que nos impressionou foi a quantidade de propostas de outros estados fora de São Paulo, das 20 selecionadas, 10 são de fora do estado”, ressalta Cláudia.

A etapa presencial, além de premiar os três vencedores, servirá para aperfeiçoar os projetos, "inclusive com a colaboração de especialistas”, explica Cláudia. Os projetos selecionados receberão a quantia de 10 mil reais, que irão para a plataforma do crowdfunding Catarse.me. É nessa plataforma que os projetos poderão reunir fundos para as suas ações.

Crowdfunding, de acordo com a tradução literal, quer dizer financiamento pela multidão. A proposta é que determinada ideia seja financiada a partir de pequenas quantias por pessoas que acreditam no projeto. "Há um sistema de recompensas para os colaboradores, de acordo com a quantia doada. Se for uma empresa, por exemplo, que doe um valor maior, a marca dela poderá ser estampada como patrocinadora”, explica a coordenadora.

Os vinte selecionados irão para a plataforma de captação de recursos. O dia 20 servirá para orientar os idealizadores, formulando planos de execução, definindo quantitativo de recursos, bem como outros meios necessários. Segundo Cláudia Cavalcanti, "há casos em que não é necessário dinheiro, mas capital social, como um técnico ou um engenheiro”.

O evento presencial, que será realizado na Cinemateca Brasileira, na cidade de São Paulo (SP), é gratuito e aberto ao público. Mesmo os autores das ideias que não foram selecionadas podem participar, contribuindo, pessoalmente, para viabilizar as ideias da melhor forma. Essa etapa permitirá, ainda, o contato com empresas e especialistas. 

Para mais informações: http://festivaldeideias.org.br/pt

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