Camila Maciel
Jornalista da Adital
Fonte: Adital
"Disponibilizar
armários coletivos em lugares públicos estratégicos para facilitar a mobilidade
de ciclistas e cidadãos”. Essa foi uma das ideias selecionadas para participar
da etapa presencial do Festival de Ideias: inovações para o
desenvolvimento social (FdI), a ser realizada nos dias 20 e 21 de setembro. A
comissão julgadora do Festival selecionou 20 de 346 propostas inscritas, as
quais apresentaram soluções criativas para problemas sociais nas áreas de
mobilidade urbana, violência e catástrofes naturais.
De acordo com Cláudia Cavalcanti, organizadora e coordenadora
do Centro Ruth Cardoso, o evento tem um formato inédito que alia a tendência de
uma ação colaborativa, por meio da internet, com as iniciativas da sociedade
civil. "Acreditamos na interação da sociedade para que ela proponha suas
demandas e construa meios de viabilizá-la”, afirma.
De acordo com a organização do evento, a seleção
buscou equilibrar popularidade, relevância, capacidade de replicação e
operacionalização. As centenas de proposta inscritas ficaram disponíveis em uma
plataforma online, na qual receberam apoio e sugestões dos visitantes da
página. "O que nos impressionou foi a quantidade de propostas de outros estados
fora de São Paulo, das 20 selecionadas, 10 são de fora do estado”, ressalta
Cláudia.
A
etapa presencial, além de premiar os três vencedores, servirá para aperfeiçoar
os projetos, "inclusive com a colaboração de especialistas”, explica Cláudia. Os
projetos selecionados receberão a quantia de 10 mil reais, que irão para a
plataforma do crowdfunding Catarse.me. É nessa plataforma que os projetos
poderão reunir fundos para as suas ações.
Crowdfunding, de acordo com a tradução literal, quer
dizer financiamento pela multidão. A proposta é que determinada ideia seja
financiada a partir de pequenas quantias por pessoas que acreditam no projeto.
"Há um sistema de recompensas para os colaboradores, de acordo com a quantia
doada. Se for uma empresa, por exemplo, que doe um valor maior, a marca dela
poderá ser estampada como patrocinadora”, explica a coordenadora.
Os vinte
selecionados irão para a plataforma de captação de recursos. O dia 20 servirá
para orientar os idealizadores, formulando planos de execução, definindo
quantitativo de recursos, bem como outros meios necessários. Segundo Cláudia
Cavalcanti, "há casos em que não é necessário dinheiro, mas capital social,
como um técnico ou um engenheiro”.
O evento
presencial, que será realizado na Cinemateca Brasileira, na cidade de São Paulo
(SP), é gratuito e aberto ao público. Mesmo os autores das ideias que não foram
selecionadas podem participar, contribuindo, pessoalmente, para viabilizar as
ideias da melhor forma. Essa etapa permitirá, ainda, o contato com empresas e
especialistas.
Para
mais informações: http://festivaldeideias.org.br/pt
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