A Jornada é um chamado à missão jovem, diz presidente da CNBB

Um chamado para a missão. Foi assim que mais de 80 mil jovens receberam a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora durante a missa no aeroporto Campo de Marte em São Paulo. O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal dom Raymundo Damasceno, disse que o tema da próxima convoca toda a juventude brasileira a um desafio “seguir Jesus e anunciá-lo”.

“A Cruz é sinal de compromisso e de seguir Jesus Cristo. Diante das dificuldades e das incertezas da vida, conte com Cristo Ressuscitado”, afirmou dom Damasceno para os milhares de jovens no aeroporto paulista.

Durante a homilia, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, também pediu aos jovens para aproveitarem o tempo de peregrinação e convidar outros jovens a conhecer e seguir Cristo. “Sejamos discípulos missionários e contagiemos aos outros com a alegria e a firmeza da nossa fé”, disse.

Solidariedade

Dom Odilo afirmou que a peregrinação dos símbolos da Jornada deve gerar um “rastro de solidariedade e de amor ao próximo” em todo o País. “Sejamos sensíveis àqueles que carregam uma pesada cruz. Há muitos doentes, pobres e vítimas de violências, jovens dependentes químicos, famintos e sedentos que esperam por nossa solidariedade.”

O dinheiro recolhido no ofertório da missa será destinado à campanha da Cáritas brasileira em favor de crianças e jovens da Somália e outros países do noroeste africano que estão morrendo de fome, por causa seca na região.

Chegada da Cruz
A multidão saudou a chegada da Cruz e do Ícone no começa da missa cantando Emanuel, hino da Jornada Mundial da Juventude de 2000 em Roma.  Jovens da arquidiocese de São Paulo e de dioceses vizinhas, representando todos os estados e regionais da CNBB, carregaram os símbolos da Jornada, que irão peregrinar todo o Brasil, além de Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai, até julho de 2013.

O núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, lembrou que os jovens serão os protagonistas da peregrinação dos símbolos da JMJ. “Alegrem-se de serem protagonistas dessa bonita aventura de levar o símbolo maior de nossa fé e o ícone de sua mãe. A bela figura do Cristo Redentor já desde agora vai nos ensinar a abraçar o madeiro da cruz.”

Logo após a missa, às 21h, a Cruz da Jornada segue até a Catedral da Sé, onde permanecerá até amanhã (19) e de onde partirá, em procissão, para a Cracolândia (SP).

Foto: Luciney Martins/ ArqSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...