Jovem, faça a Palavra de Deus chover em terra seca


Jovem, faça a Palavra de Deus chover em terra seca. Minha querida juventude a quem já alguns meses temos dedicado este espaço, estamos vivendo na Igreja a partir deste mês de agosto momentos singulares que ajudam a fortalecer a nossa fé. Celebramos a beleza que o mês de agosto nos traz com tantas vocações que enriquecem nossa Igreja, Jornada Mundial da Juventude quanta fraternidade e que em outra oportunidade estaremos partilhando neste espaço. Agora, este mês de setembro, queremos que a Palavra de Deus esteja em destaque em nossos grupos, mas principalmente em nossa vida. Gostaria aqui de refletir algumas palavras que a Igreja nos convida a meditar acerca da Palavra de Deus e a Missão.

O Sínodo dos Bispos reafirmou com veemência a necessidade de revigorar na Igreja a consciência missionária, presente no Povo de Deus desde a sua origem. Os primeiros cristãos consideraram o seu anúncio missionário como uma necessidade derivada da própria natureza da fé: o Deus em quem acreditavam era o Deus de todos, o Deus único e verdadeiro que Se manifestara na história de Israel e, por fim, no seu Filho, oferecendo assim a resposta que todos os homens, no seu íntimo, aguardam. As primeiras comunidades cristãs sentiram que a sua fé não pertencia a um costume cultural particular, que diverge de povo para povo, mas ao âmbito da verdade, que diz respeito igualmente a todos os homens. [...]


Por conseguinte, a missão da Igreja não pode ser considerada como realidade facultativa ou suplementar da vida eclesial. Trata-se de deixar que o Espírito Santo nos assimile a Cristo, participando assim na sua própria missão: «Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós» (Jo 20, 21), de modo a comunicar a Palavra com a vida inteira. É a própria Palavra que nos impele para os irmãos: é a Palavra que ilumina, purifica, converte; nós somos apenas servidores. Por isso, é necessário descobrir cada vez mais a urgência e a beleza de anunciar a Palavra para a vinda do Reino de Deus, que o próprio Cristo pregou.[...]”
    Exortação Apostólica Pós – Sinodal: A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

Diante desta exortação, imaginemos as regiões bem secas, em nosso país, ou até mesmo pelo mundo a fora, como é uma paisagem triste, poucos animais, pouca vida, algo como que cinzento. Quando vem a chuva uma que seja, aquele cenário muda, a relva começa a renascer, árvores brotam, floresce e dão frutos, pássaros começam a se achegar, agora tem sobra, enfim a água dá vida, novo ânimo, refrigera e dá um colorido especial na natureza.

Assim como no primeiro cenário, muitos jovens estão vivendo uma terrível aridez, alguns por não ter água, outros, por não ter quem leve água e outros já se acostumaram com a sequidão que já adaptaram ao clima desértico, mas vocês que faz parte da JM é convidado a fazer chover a palavra de Deus nestas terras. “O segredo para atingir os jovens que ainda não foram evangelizados é mobilizar os jovens que já aderiram a Jesus Cristo” (Doc. 85 – CNBB, Nº 176).

Para isso necessitará de escutar todos os dias o que o Senhor tem a lhe falar, ler e meditar pelo menos um versículo da bíblia por dia, para começar a ter uma prática de leitura e vivência da Sagrada Escritura. Assim o discípulo se tornará missionário, aprende do mestre e depois a partir do mestre se torna anunciador. Não tenha medo de sair de si para anunciar, vão queridos jovens aonde a terra está mais seca, não sejamos omissos em querer que a chuva caia onde já está molhado. Portanto, que a Palavra de Deus nos impulsione a chover onde não há rios e matas, pois é para a terra seca que vem a chuva, é para os corações áridos e para quem tem sede de justiça que devemos anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo em palavras e em ações. Interroguemo-nos: como jovens, Qual o papel que a Palavra de Deus tem assumido em minha vida? E como discípulos (as) qual tem sido o meu gesto concreto, minha missionariedade a partir da palavra de Deus?

Pe. Marcelo Guarlberto
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé
Artigo publicado na Revista Missões - Setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...