DIOCESE DE SOBRAL COMEMORA O DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

Juventude e protagonismo feminino: este foi o tema que norteou a realização do Dia Nacional da Juventude (DNJ) na Diocese de Sobral.
Cerca de 700 jovens participaram da comemoração do DNJ que foi sediado pela Paróquia de Senhora Sant’ana, na cidade de Santana do Acaraú, contando com a presença de representantes das Paróquias do Patrocínio, Nossa Senhora da Conceição (Sé), Ressurreição, Santa Terezinha, Coreaú, Moraújo, Coração de Jesus, Forquilha, Groaíras, Bela Cruz, Área Pastoral do Caiçara e Aranaú.
O DNJ inspirado em São Paulo Apóstolo, foi ao longo destes 25 anos construindo raízes profundas na vida dos jovens do Brasil, levando os jovens a edificar suas vidas em Cristo e firmes na Fé vai construindo a civilização do amor. Em nossa Diocese fomos testemunhas dos grandes momentos que foram vivenciados com a realização do DNJ por seu caráter crítico e sobretudo evangelizador junto a juventude.
Em 2011 o DNJ propôs o estudo e a celebração do tema "Juventude e Protagonismo Feminino" e o lema "Jovens mulheres tecendo relações de vida". Busca inspiração no encontro de Jesus com a Mulher Samaritana (Jo. 4, 1-42). Trata-se de um tema novo e desafiador que tem potencial para abrir nossos horizontes relacionados com um dos temas mais importantes da atualidade: O papel da mulher na igreja e na sociedade.
A comemoração dos 26 anos do DNJ em nossa diocese teve início com um momento de acolhida feita por Pe. Tomé na Igreja Matriz da cidade de Santana do Acaraú, seguido de uma Romaria da Juventude, na oportunidade foi recordada a história das inúmeras mulheres que testemunharam com suas vidas a missão profética de estar a serviço dos oprimidos. Após a romaria foi celebrada a Santa Missa na escola Nazaré Severiano concelebrada por Pe. Tomé, Pe. Marcone, Pe. Diniz e Pe. Jesuino.
Dom Odelir fez a abertura dos trabalhos da tarde ressaltando a importância do DNJ para fortalecer a unidade dos diversos carismas, movimentos e pastorais tendo como objetivo a evangelização da juventude na diocese. Após a fala de Dom Odelir foi dado início os trabalhos em grupo por meio de oficinas temáticas. O estudo do tema do DNJ foi feito por meio de 9 oficinas: Juventude e Espiritualidade; Prática da Lectio Divina; Trem da História do DNJ; Juventude e Meio Ambiente; Jornada Mundial da Juventude; Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens; Juventude e Cultura; Participação Juvenil; e Juventude e Economia Popular Solidária. Todas as oficinas tiveram como iluminação bíblica o Evangelho de São João 4, 1 – 42.
O DNJ 2011 também foi marcado pela diversidade de carismas junto à juventude da diocese, que durante o PASTORART fizeram algumas apresentações de dança, teatro e música alusivas ao tema deste ano. O encerramento deste dia de oração, animação e de formação ficou por conta da Banda Swingueira de Cristo.
O Setor Juventude e a Pastoral da Juventude do Meio Popular agradecem a todos que colaboraram na realização do DNJ, de modo especial a coordenação local do evento em Santana do Acaraú, a Comissão do Fundo Diocesano da Solidariedade, Cáritas Diocesana e a Congregação das Filhas de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...