Padre João Batista recebe Prêmio Nacional de Direitos Humanos



O padre cearense João Batista Frota recebe hoje o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Associado à Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em Sobral, zona Norte do Estado, o sacerdote idealizou o projeto Cabra Nossa de Cada Dia e a ONG Construtores de Paz.
O Prêmio Nacional de Direitos Humanos contempla 21 categorias, homenageando pessoas e organizações com trabalhos significativos na área. O troféu e o certificado são concedidos pela Presidente Dilma Rouseff. O padre concorreu na modalidade Enfrentamento à Pobreza, devido às suas ações de combate à fome e promoção da educação e saúde pública.
O padre João Batista Frota foi ordenado em 1966, em Roma, firmando-se no Brasil dois anos depois. Atuou nas cidades de Santana, Massapê e Sobral, procurando unir fé a realizações práticas. Ele afirma que sempre contou com a ajuda de muitos parceiros em seus projetos. “Esse prêmio não é só para mim, mas para todas as pessoas que ajudaram a diminuir a pobreza na nossa região”, disse o sacerdote.
O projeto Cabra Nossa de Cada Dia começou há 18 anos, favorecendo mais de 600 famílias carentes em 17 comunidades rurais de Sobral. A iniciativa surgiu devido à alta taxa de mortalidade infantil, aliada ao clima seco. A Paróquia passou a doar cabras leiteiras para famílias, para ajudar na alimentação das crianças. Atualmente, o rebanho dessas comunidades soma cerca de três mil animais.
Já a ONG Construtores de Paz também foi idealizada pelo sacerdote, com objetivo de preparar agentes de saúde para disseminarem mensagens educativas. Os agentes entregam cartilhas com conteúdo informativo sobre o tema para os pais das famílias visitadas.

Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...