Relatório da Escola de Formação José Adelar Nunes - Jesuana Alves Prado


Relatório da Escola de Formação José Adelar Nunes

“É no meio do povo
 Pegando fogo
 Que Cristo nos chama”
Partipante: Jesuana Alves Prado- Fortaleza-CE.

A Escola de Formação José Adelar Nunes possibilitou-me uma formação maravilhosa,completa,crítica, contribuindo significativamente para a minha melhor atuação como jovem militante em minha diocese, em minhas ações posteriores em todo o Regional Nordeste I, assim como em minha vida de maneira pessoal, particular. Possibilitou-me também entender a realidade diversa em que está inserida a PJMP em toda a sua conjuntura nacional, de maneira que problemas enfrentados em Fortaleza também são enfrentados em outros estados, como são os casos de rejeição a Pastoral pelo clero, desarticulação, diminuição ou declínio de algumas regiões antes com vários grupos de jovens articulados, como também levou-me a reflexão de que temos um inimigo bem maior,estrutural, que se configura como escravizador, explorador, exterminador da nossa juventude, que é o atual sistema vigente, Capitalismo.
No que se refere ao Tempo Comunidade, Laudiano Silva e eu, Jesuana Prado, únicos representantes de Fortaleza-Ceará, colocamos como principal ação a articulação da PJMP em nossa diocese, pois a Arquidiocese de Fortaleza encontra-se há muitos anos em um processo de enfraquecimento no que diz respeito a grupos de jovens da PJMP, isso devido a vários fatores, entre eles e principalmente, a não aceitação da pastoral pelos padres, párocos, a efervescência dos movimentos carismáticos, como também a ausência de pessoas liberadas para realizar ações de articulação e acompanhamento sistemático de ações gerais e específicas, pois a maioria d@s jovens da comissão arquidiocesana são estudantes universitários, trabalhadores, bolsistas, que não têm condições objetivas de atuarem na PJMP de forma prioritária e sistemática.
No segundo semestre de 2010, e no primeiro de 2011, nós da Comissão Arquidiocesana da PJMP de Fortaleza, assim como as demais dioceses do Regional NE I,nos dedicamos bastante à organização e realização do nosso Congresso de 30 anos da PJMP no Ceará, idealizando-o,esquematizando-o, e captando recursos para que o mesmo pudesse acontecer de uma forma positiva e encantadora para toda a juventude.

Dessa forma referente ao Congresso foram realizadas reuniões regionais a cada dois meses na diocese de Tianguá, sede do Congresso. Na reunião do mês de Agosto, foram repassadas as Xerox dos textos estudados na EFJAN-PJMP, para as Dioceses de Sobral, Tianguá, Iguatu e Fortaleza, nesse momento também refletimos se haveria a possibilidade de o nosso Regional acolher a 2ª etapa da EFJAN em 2011, porém não se chegou a um consenso quanto a isso, ficamos de avaliar as condições objetivas do Regional.
Quanto a Arquidiocese de Fortaleza, desde 2007 nos organizamos como uma comissão de articulação,Comissão Arquidiocesana da PJMP-Fortaleza,  onde tod@s os membros são articuladores, sem outras funções definidas, até dezembro de 2011 era formada por 7 pessoas de diferentes paróquias, (Jonas Santos, Reginaldo Alves, Laudiano Silva, Jesuana Prado,Raimundo Paiva, Cáilla Belfort, e Márcia Alves) após assembléia realizada em Janeiro de 2012, entraram para somar a Comissão já formada  mais 06 (seis) jovens oriundos das coordenações dos grupos de base,(Welly Soares, Geovane Castro, Marina Lima, Aurislane Abreu, Valéria Lelah, Claúdia Santos) e 02 (duas) jovens passaram a atuar como assessoras jovens: Cáilla Rafaela Belfort e eu, Jesuana Prado, assim como contamos com um retorno de uma jovem militante da PJMP-Fortaleza Evenice Neta, como Assessora.
No ano de 2011 tomamos a decisão em planejamento de nos voltarmos para os grupos de base de maneira mais sistemática, deixando de lado algumas atividades pontuais, como foi o caso da semana de cidadania, e decidimos realizar acompanhamentos mensais aos grupos de base por região, através de seus coordenadores.
 A comissão foi dividida para acompanhar duas áreas distintas:
·       Região Ajuntu: formada pelos grupos: Ajuri-(construir juntos) Comunidade Parque Santa Rosa; Junap-Jovens unidos no amor e na paz-Comunidade Jardim Fluminense (ambos da paróquia de mondubim) e UBuntu (Humanidade para tod@s)-comunidade Aracapé-(Paróquia Industrial): Responsaveis pelo acompanhamento: Cáilla Belfort, Jesuana Prado e Reginaldo Alves (Membros da Comissão arquidiocesana),
·         Região Praia do Futuro: formada por 5 grupos: JUC; Junac; Jogap; Luxou e Humaitá, todos da área pastoral da praia do futuro.  Responsaveis pelo acompanhamento: Laudiano Silva, Jonas Santos, Elsa Sousa, Raimundo Paiva (Membros da Comissão arquidiocesana).
Em 2012 avaliamos como positiva a ação de acompanhamento sistemático aos grupos de base, isso fortaleceu as relações entre os coordenadores dos grupos de base, a comissão e a pjmp em si, que somos todos nós, continuaremos com essa ação já que nos fortaleceu e ajudou na caminhada dos grupos de base.
Na Arquidiocese enfrentamos problemas financeiros, pois não temos nenhum projeto, nem fundo, que financie nossas ações a longo prazo. Como também alguns grupos estão enfraquecidos, e temos dificuldades em articular novos grupos, muitas vezes por falta de tempo disponível para estar visitando as novas comunidades que solicitam conhecer a proposta da PJMP.
Eu, Jesuana Prado, atualmente participo do grupo de jovens Ajuri,na comunidade Parque santa rosa na Paróquia de Mondubim, e estou desde janeiro de 2012, após assembléia, como assessora jovem da PJMP-Fortaleza, espero que o ano de 2012 seja tão maravilhoso quanto foi o de 2011 para a nossa diocese, que consigamos nos organizar cada vez melhor, e mais estrategicamente, e que a sustentabilidade seja pensada, planejada e colocada em prática, e por fim, espero que a juventude possa através das formações e ações atuar em seus espaços de forma mais crítica-reflexiva, atuante de fato como sujeitos de direitos na construção de novas histórias de vida e de vida em sociedade longe de preconceitos, estigmas, e extermínios.
·        Que tipo de ajuda queria da Comissão Nacional da PJMP?

Um anseio meu enquanto militante, agora assessora jovem, é que a comissão nacional da pjmp possa promover formações para assessores para nortear melhor essa ação tão importante para a PJMP, como também pensar em elaboração de mais subsídios para os grupos de base, para militantes, e porque não assessores, de maneira mais sistemática dentro das condições objetivas da pastoral.
A Elaboração de um Plano Político Pastoral atual também é uma necessidade para a PJMP.
Não sei se é possível mas saber qual o posicionamento da pjmp a nível nacional sobre temas polêmicos como: Aborto, Homoafetividade, Institucionalização da Igreja Católica, sobre se não-católicos podem ser da pjmp (como Jovens que se definem apenas como cristãos),como também qual a relação ceb’s x pjmp a nível nacional? Visto que temos as ceb’s como nossa mãe igreja, e também a realização do 13° Intereclesial de Ceb’s em 2014 no regional nordeste I, na diocese de Crato-CE.
Qual a orientação da PJMP nacional sobre o Setor Juventude ?
 Qual foi a ação da PJMP nacional ao fim da articulação como pj’s e criação do setor juventude?
Dessa forma espero ter contribuído de maneira positiva e relevante na socialização do que aprendi na Escola de Formação José Adelar Nunes, como também com minhas indagações e angústias a respeito dessa pastoral tão amada por mim e por tod@s que bebem de sua água revigorante.
Amém, Axé, Awerê, Aleluia!


Jesuana Alves Prado
“Ser Solidário é correr o mesmo risco”
Che



 








ATIVIDADES REALIZADAS POR JESUANA PRADO APÓS EFJAN:


AGOSTO DE 2010:
·         Participação na Jornada da Juventude da Paróquia de Mondubim, realizada pelo Grupo de Trabalho de Juventude da Paróquia,29/08/10. O GTJ é um grupo formado por várias lideranças da Paróquia como PJMP, Catequistas de Crisma, Renovação Carismática, que promove ações e estudo para a juventude da Paróquia Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro-Mondubim,existe desde Maio de 2009, os representantes da PJMP na paróquia desde sua Formação são: Jesuana Prado e Reginaldo Alves.
·         Participação na Reunião de Planejamento do Congresso dos 30 anos da PJMP-CEARÁ, em Ubajara-CE, Na reunião do mês de Agosto, foram repassadas as Xerox dos textos estudados na EFJAN-PJMP, para as Dioceses de Sobral, Tianguá, Iguatu e Fortaleza, nesse momento também refletimos se haveria a possibilidade de o nosso Regional acolher a 2ª etapa da EFJAN em 2011, porém não se chegou a um consenso quanto a isso, ficamos de avaliar as condições objetivas do Regional.
SETEMBRO DE 2010:
·         Participação na XVII Assembleia de CEB’s do Regional NE I
na Diocese do Crato, 17,18 e 19/09/2010, em assembléia os representantes da PJMP do Regional NE I conseguiram que a PJMP tivesse sua vaga de representação garantida nas assembléias regionais de CEB’s firmando isso no regimento interno. A assembléia teve como principal ação o estudo do tema e Lema do 13° Intereclesial das CEBs que ocorrerá em nosso Regional, “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”; e o lema: “CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”.  
·         Participação no Pré-Grito d@s Excluíd@s da Paróquia de Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro-Mondubim, com o tema: Vida em Primeiro Lugar. Lema: Onde estão nossos Direitos? Vamos as ruas construir um projeto popular. Caminhada pela comunidade, com cartazes, apresentações artísticas.
·         Participação no Grito d@s Excluíd@s Arquidiocesano com o tema: Vida em Primeiro Lugar. Lema: Onde estão nossos Direitos? Vamos as ruas construir um projeto popular.

OUTUBRO DE 2010
·         16/10/10- Participação na Reunião de Construção da Proposta Metodológica do Congresso dos 30 anos da PJMP-Ceará, na diocese de Tianguá e definição dos temas para estudo no subsídio do congresso.
·         Participação como Oficineira no DNJ da Diocese de Limoeiro do Norte, na Cidade de Russas, oficina de Arte e Cultura, atividades desenvolvidas em grupo deFanzine, Teatro e Poesia Coletiva, de acordo com o tema: DNJ 25 anos: Celebrando a memória e Transformando a História. E o Lema: Juventude: Muita reza,muita luta, muita festa, em marcha contra a violência.
·         Participação no DNJ Arquidiocesano- PJ’s e Setor Juventude em Pajuçara, com uma caminhada e encerramento com missa. Com o tema: DNJ 25 anos: Celebrando a memória e Transformando a História. E o Lema: Juventude: Muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência.

NOVEMBRO DE 2010
·         06/11/10-Participação no DNJ Paroquial- da Paróquia de Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro-Mondubim,coordenadora da mesa de debate: Violência e Extermínio da Juventude. E coordenadora da Oficina de Fanzine com o tema: DNJ 25 anos: Celebrando a memória e Transformando a História. E o Lema: Juventude: Muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência.






JANEIRO DE 2011
·         Aplicação de questionário quantitativo e qualitativo nos grupos de base para diagnóstico da realidade da PJMP de Fortaleza.

FEVEREIRO DE 2011
·         25 A 27/02/2011- Planejamento semestral da PJMP-Fortaleza, Jesuana Prado, Reginaldo Alves e Jonas Santos, responsáveis pela Análise de conjuntura Social e Eclesial.
·         Contribuição na construção coletiva da Oração para o Congresso dos 30 anos da PJMP-Ceará.

MARÇO DE 2011
·         I Acampamento Inaciano de Juventude- Carnaval, em Baturité-Ce, coordenadora do evento juntamente com o GTJ- Grupo de Trabalho de Juventude da Paróquia de Mondubim,responsável pelo momento formativo sobre Identidade pessoal, com o tema: Eu comigo mesm@.
·         1° encontro da Escola de Formação da PJMP-Fortaleza, com o tema: Identidade e Histórico da PJMP, a escola de formação foi uma demanda do planejamento, e os temas escolhidos foram a partir da analise do questionário de diagnóstico, aplicados em janeiro nos grupos de base.
·         Acompanhamento no Estudo do Subsídio do Congresso dos 30 anos da PJMP-Ceará, nos grupos de base com as Temáticas:  1°-Caminhada da PJMP no Ceará; 2°- A Juventude em tempos de Criminalidade e Violência: A vulnerabilidade social no contexto de crise do capital: Ensaios de compreensão; 3°- Ecologia e Ceb’s; 4°- Educação Popular na ação evangelizadora; 5°- Espiritualidade da Juventude do Meio Popular- Uma espiritualidade do amor.
ABRIL DE 2011
·         30/04/2011-Pré-Congresso dos 30 anos da PJMP-Ceará, com o tema: 30 anos de fé e vida no Ceará, e o lema: Em nossas mãos um sonho em multirão. Ato show Celebrativo com todos os grupos de base da Arquidiocese de Fortaleza, socialização artística do estudo do subsídio do congresso.
·         Avaliação do 1° encontro da Escola de Formação da PJMP-Fortaleza, e estudo com os coordenadores dos grupos de base sobre: Conflitividade, texto de Frei Betto.
MAIO DE 2011
  • 20,21 e 22/05-Encontro Nacional de Militantes da PJMP- Salvador-Ba. Momentos Formativos riquíssimos com a assessoria de Mauro kano, resgatando muito do que já havia nos ensinado na 1ª etapa da escola de formação, porém agregando questionamentos importantíssimos para a vida e existência da PJMP em âmbito nacional, questionamento estes tão fortes, sérios, que se tornaram impossíveis de serem respondidos e debatidos em pequenos espaços de tempo, sendo necessários novos momentos para tal ação.
O que avalio como negativo no encontro foi a não disponibilidade por parte de alguns militantes presentes, em participar mais ativamente dos momentos de debate, como também a não prioridade ao seminário por parte de alguns que nos momentos formativos encontravam-se dormindo nos quartos, ou quase dormindo na plenária.
JUNHO DE 2011
  • Articulações e encaminhamentos para a ida da Arquidiocese de Fortaleza ao Congresso dos 30 anos da PJMP-Ceará.
  • Estudo do Subsídio no grupo de base AJURI.
  • DNO- 2° encontro da Escola de Formação da PJMP-Fortaleza, com o tema: Espiritualidade no meio popular, juntamente a um momento orante do Dia Nacional de Oração pela PJMP.
JULHO DE 2011
  • 21 A 24/07: CONGRESSO REGIONAL DA PJMP- 30 ANOS DE FÉ E VIDA NO CEARÁ, “EM NOSSAS MÃOS UM SONHO EM MUTIRÃO”. Participei como coordenadora da oficina de Educação Popular.

AGOSTO DE 2011

  • Planejamento do segundo semestre da PJMP-Fortaleza.
Deliberamos em Planejamento, acompanhamentos mensais aos grupos de base,feito pela comissão arquidiocesana da pjmp-fortaleza, divididos em 2 áreas, área Ajuntu (Grupos: Ajuri, Junap e Ubuntu) e área Praia (Junac, Jogap, Juc, Humaitá, Luxou). Como Também uma última formação do ano com o tema ecologia.
SETEMBRO DE 2011
  • Participação no Pré-Grito d@s Excluíd@s da Paróquia de Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro-Mondubim, com o tema: Vida em Primeiro Lugar. Lema: XVII Grito dos/as Excluídos/as – “Pela vida grita a TERRA... Por direitos, todos nós! Caminhada saindo da comunidade Parque Santa Rosa até a comunidade Beira Rio, com cartazes, apresentações artísticas, momento de reflexão as margens do rio Maranguapinho, que a sua revitalização está como linha de ação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) removendo assim várias famílias das encostas do rio, podendo assim desaparecer a comunidade Beira-rio que se localiza em uma área de risco as margens do rio.
  • 3° encontro da Escola de Formação da PJMP-Fortaleza, com o tema: Ecologia. Momento formativo e como gesto concreto houve a visita a Associação de Catadores Rosa Virginia, no Parque Santa Rosa, onde os jovens puderam conhecer o espaço e a ação dos Agentes Ambientais da Associação.
OUTUBRO DE 2011
  • Estudo do tema do DNJ na região AJUNTU, através dos acompanhamentos aos grupos de base. Tema: Juventude e protagonismo feminino. Lema: Jovens Mulheres Tecendo Relações de vida. Foi Utilizado o subsídio do DNJ para o estudo.
  • DNJ da PJMP-Fortaleza, membro da mesa de debate como o tema e lema do DNJ: Tema: Juventude e protagonismo feminino. Lema: Jovens Mulheres Tecendo Relações de vida. Responsável pelo tema o que é ser mulher do subsídio do DNJ.
NOVEMBRO DE 2011
  • 05/11- Acompanhamento a região AJUNTU, avaliação do DNJ.
  • Oficina de fanzine no DNJ da Paróquia de Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro-Mondubim, com a temática do DNJ.
DEZEMBRO DE 2011
  • 16, 17 e 18/12- Assembleia Regional da PJMP.
Momento formativo com o tema: Sustentabilidade, contamos com a assessoria de Patrícia Amorim da Cáritas Arquidiocesana.
Momento muito rico que contribuiu para que pensássemos mais seriamente sobre sustentabilidade. E levantou novamente a necessidade do Plano Político Pastoral.
  • 23/12- Jantar Popular, momento de confraternização e encerramento oficial das atividades do ano da PJMP-Fortaleza.

JANEIRO DE 2012
  • 06,07e 08/01- Assembleia Arquidiocesana da PJMP-Fortaleza, construção do Regimento Interno e Eleição de novos membros para ampliação da Comissão Arquidiocesana de Fortaleza.
Jesuana Alves Prado
Fortaleza, 01 de Março de 2012.


ANEXOS:

1°) A PJMP e os conflitos Eclesiais
2°) Oração do Congresso Dos 30 Anos da PJMP-Ceará.

A PJMP e os Conflitos Eclesiais

A PJMP não é de hoje que sofre com repressões, conflitos eclesiais, devido a isso não é à toa que o lema que nos guia é Ternura e Resistência, que Ileaô “é casa que se entra triste e sai alegre”, pois cada vez que alguém tenta nos calar, bebemos da fonte do nosso ileaô pra continuarmos nossa árdua missão de anunciar e denunciar custe o que custar.

Não é típico de nós nos calarmos diante do que é imposto, anunciamos com ação o que fica preso as palavras e homilias, atuamos com criticidade e questionamentos, frente as  imposições da nossa amada igreja enquanto instituição, porque a igreja que está em nós, dentro de nós, que somos nós, nos acolhe em unidade, em comunidade, em manifestações diversas de nosso amor ao Cristo libertador que se faz presente na nossa sede por justiça, na nossa luta contínua por um mundo melhor.

Por muitas vezes fomos impedidos de atuar em algumas paróquias, como também tratados como meros servos a mercê das vontades de párocos, vigários, mais administradores do que pastores, e quão difícil dá a cara a tapa por tantas vezes pra divulgar o que para nós é pautado como Direito, como realmente nossa causa maior.

Não precisamos ser benquistos, só precisamos que nos deixe existir, ou melhor, existimos quer queiram ou não, o que somos não está preso as paredes de uma estrutura chamada Igreja Católica Apostólica Romana, o que nos faz ser o que somos, está na base de militância de um jovem que veio para que todas e todos tenham vida em plenitude, e para abalar as estruturas das instituições falidas, jovem que era empobrecido assim como nós, juventude de todos os recantos, guetos, favelas, periferias, é esse o Cristo que acreditamos, é essa a nossa fé que reafirmamos.

É a Juventude do Meio Popular.

Amém, Axé, Awerê, Aleluia!
      Fortaleza, 19  de novembro de 2011.
      Jesuana Alves Prado

ORAÇÃO DOS 30 ANOS DA PJMP NO CEARÁ
Ó Deus, Pai e Mãe de todos nós, acolhe em teu colo fraterno nossa caminhada destes 30 anos de fé, luta e vida na “terra da luz”.
Queremos a ti Javé, elevar nossa prece, nosso canto e nossa arte para agradecer pelo dom da vida.
Eis-nos aqui, jovens do campo e da cidade de todos os recantos do estado do Ceará. Unidos (as) nesse grande mutirão conduzido pelo Mestre da criação.
Pedimos-te, Senhor, que sacie nossa fome não só de pão, mas também de justiça. Para que a juventude possa celebrar a vida de forma mais plena, buscando horizontes transformadores.
Eis-nos aqui Senhor para comemorar 30 anos de amor, ternura, ousadia, resistência e missão da nossa encantadora Pastoral da Juventude do Meio Popular.
Queremos unir a nossa voz aos povos nativos do Ceará na terra do “Senhor da Canoa”, para rezar, cantar e festejar numa grande ciranda em defesa da vida, anunciando profeticamente: chega de violência e extermínio de jovens!
Eis-nos aqui Senhor, para partilhar sonhos e conquistas. E ao lado dos (as) jovens que são excluídos (as) e marginalizados (as), queremos ser solidários (as) nas suas lágrimas e nas suas dores, sendo sal e luz para a construção da cultura de paz e do Reino de Deus. Para tanto, Senhor, dai-nos a coragem necessária para não nos calarmos diante dos opressores, pois temos que denunciar e contribuir na construção de uma civilização de Paz e Vida mais digna para toda a juventude que é plural e por isso mesmo tão bela.
Eis-nos aqui Senhor, para pedir que dê-nos força e coragem para que não cansemos de nos indignar, a cada dia, diante das exclusões que percebemos nesta sociedade injusta, focada no lucro e não na promoção da pessoa humana. Fazei-nos ser a tua voz e a tua ação neste chão. Fazei-nos sujeitos (as) de transformação.
Nossa Senhora Sant’ana - Padroeira da Diocese de Tianguá e São José – Padroeiro da cidade de Ubajara e do Estado do Ceará, terra do Beato Zé Lourenço, da Beata Maria de Araújo, de Pe. Ibiapina, de Frei Tito de Alencar e de tantos mártires da caminhada da Igreja povo de Deus, rogamos que iluminem e abençoem o Congresso dos 30 anos da PJMP.
Senhor da vida e da história, queremos ouvir sua voz e sentir o fogo do teu Santo Espírito, para não deixar a chama da esperança e da utopia se apagar. Conserve a PJMP do Ceará (e de todo o Brasil) firme na esperança e solidária junto à juventude empobrecida para continuar a sua caminhada levantando a bandeira do amor.
Eis aqui Senhor, a juventude do meio popular do Ceará, reunida para recordar a história, viver a memória, sonhar e fazer um mundo novo!
Amém, Axé, Auerê, Aleluia.

Produção coletiva:
(Messias Pinheiro – Diocese de Iguatu, Chiquinho – Diocese de Sobral, Jesuana Prado – Arquidiocese de Fortaleza, Lorena – Diocese de Iguatu, agora em Pernambuco).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...