DIOCESE DE SOBRAL É ESCOLHIDA PARA ACOLHER 16ª ROMARIA DA TERRA



“Romaria da Terra faz o povo reunir./
 Numa luta sem guerra, nós lutaremos por ti!
(Tião e Bié)

COMUNICADO

Fortaleza – CE, 20 de agosto de 2012

Aos Romeiros e Romeiras da Romaria da Terra do Ceará
À CNBB NE 1, Dioceses, Paróquias, Pastorais e Movimentos Sociais
Demais organizações religiosas e sociais

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) Ceará vem a público anunciar a escolha da Diocese de Sobral para sediar a 16ª Romaria da Terra do Ceará. Depois de um diálogo aberto com a Diocese, o Conselho Regional da CPT CE, reunido nos dias 16 e 17 de agosto de 2012, acolheu a proposição de Sobral como anfitriã da Romaria, expressa nos trechos abaixo, retirado da Carta de Dom Odelir, Bispo Diocesano de Sobral, ao Conselho Regional:

“É com profunda alegria que apresentamos formalmente o desejo da Diocese de Sobral em acolher a 16ª Romaria da Terra do Regional Nordeste 1. Nossa Diocese, nos 96 anos de sua história, tem testemunhado o compromisso profético de diversos organismos e pastorais em assumir a defesa dos camponeses e camponesas de nossa região.

O testemunho dos agentes da CPT, das lideranças das Comunidades Eclesiais de Base, dos profetas e mártires que com suas vidas assumiram o anúncio do evangelho, inspirados pela memória do martírio de Benedito Tonho, trabalhador rural da comunidade de queimadas, assassinado em Coreaú pela luta da terra, e motivados pela vida e obra de Pe. Ibiapina, profeta do nordeste, fizeram surgir na Igreja Particular de Sobral uma diversidade de experiências comprometidas com a opção pelos pobres.

Os gritos e os clamores que emergem em nosso regional por terra, água e dignidade nos desafiam a fortalecer a luta dos camponeses (as) frente aos impactos dos grandes projetos. Queremos, portanto, fazer da Romaria da Terra em nossa Diocese uma oportunidade para anunciar a boa nova de Jesus Cristo, denunciando as situações de injustiça e opressão e partilhando as experiências vivas que nascem no chão da ‘Igreja Povo de Deus’”.

Diante desta entusiasta motivação da Diocese de Sobral em acolher a 16ª Romaria da Terra do Ceará, o Conselho Regional aceitou outro pedido desta diocese:a mudança de data para sua realização. Tradicionalmente, a Romaria da Terra é realizada no 1º domingo de agosto. Pela proximidade desta data com outras atividades relativas ao Centenário da Diocese de Sobral e a Jornada Mundial da Juventude, a Diocese propôs e o Conselho aceitou de que a 16ª Romaria da Terra do Ceará seja realizada no dia 18 de agosto de 2013, portanto, no 3º domingo de agosto.

Como a Romaria da Terra, a cada dois anos, já faz parte do calendário de nossos grupos, das comunidades eclesiais de base, de vários movimentos e Pastorais sociais, queremos divulgar a todos os cantos deste Ceará a mudança de data, para que todos e todas se preparem bem para esta bonita festa!

A partir de agora, na Diocese de Sobral e em todo Regional Nordeste 1, daremos início à preparação da 16ª Romaria da Terra, para que seja expressão verdadeira da vida e da luta dos camponeses e camponesas do Ceará, que residem no meio urbano e rural, e celebração das vitórias conquistadas! Sintamo-nos todos e todas partícipes deste processo, comprometidos com a construção de um mundo onde “todos tenham vida e vida em abundância, o Reino de Deus” (Jo 10,10).

Com grande abraço,
A Coordenação Executiva Regional
CPT CE


Veja abaixo como foi a 15ª Romaria da Terra realizada na Diocese de Itapipoca.
15ª ROMARIA DA TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...