XV ASSEMBLEIA NACIONAL DA PJMP



CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE – CEPJ
PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR – PJMP

 
Carta de Princípios em preparação a XV Assembleia Nacional da PJMP
Arquidiocese de Goiânia – GO de 30/05 à 02/06/2013
 
  1. Arde o fogo nos amados de Deus...
A realidade da juventude atual (política, econômica, social, psicológica, afetiva, eclesial...) aponta-nos um quadro preocupante. Apesar de o Brasil estar conseguindo superar alguns entraves ao desenvolvimento econômico, elevando o acesso da população aos bens de consumo, há uma sensível redução na capacidade organizativa na defesa de interesses coletivos, bem como, o enfraquecimento dos movimentos sociais. Como conseqüência, temos uma geração acrítica muito mais preocupada em “se dar bem na vida”. Como alternativa à essa realidade está a PJMP, às vésperas de realizar a sua XV Assembleia Nacional e o IV Congresso Nacional em comemoração ao 35º aniversário, animando e formando a juventude para atuar na Igreja e na Sociedade, fazendo a diferença numa atitude profética que une teoria e prática – práxis – em busca da realização do Reino de Deus entre nós.
 
  1. Recordar é viver... Navegar é preciso
Em 2009, em pleno fervor da realização do III Congresso Nacional da PJMP, em Bom Jesus da Lapa – BA realizou-se a XIV ANPJMP. Empolgados com aquele momento, os presentes traçaram estratégias de atuação e de organização para o triênio 2010-2012 dentre as quais: Escola Nacional de Formação José Adelar Nunes (realizada em três etapas: 1ª em Aparecida de Goiânia – GO/10, 2ª em Recife – PE/11 e 3ª em Manaus – AM/12), Seminário Nacional de Militantes (Salvador – BA/11), Diagnóstico Nacional dos grupos de base, Formação de uma equipe nacional de Serviços. Além disso, as atividades já consolidadas a exemplo do Dia Nacional de Oração – DNO (definido na 13ª ANPJMP) e a Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens (em parceria com outras PJ’s) foram colocadas como prioridade. Essas ações, algumas das quais realizadas em conjunto com entes parceiros, com muito esforço e dificuldades marcam a caminhada da pastoral e ao mesmo tempo, alertam para nossa responsabilidade dentro do contexto eclesial e político de organização e animação da juventude brasileira.
Durante este período, dada a necessidade de uma maior articulação e em preparação a Jornada Mundial da Juventude - JMJ (Julho/13 no Rio de Janeiro) surge de forma espontânea e estratégica, a ideia do Ano Missionário que compreende todo o ano de 2012 até a realização da JMJ. O Ano Missionário é mais uma ação sistêmica que anima, articula e projeta novos desafios à prática pastoral. Dessa forma, procura-se fortalecer a PJMP e respaldá-la tanto dentro da Igreja quanto na Sociedade em geral.
 
  1. Iluminação Bíblica: Evangelho de São Marcos 25,1-13
Não deixe a Lamparina Apagar... Precisa estar preparado, pois ninguém sabe a hora.
Ao realizar sua XV ANPJMP – Assembleia Nacional da PJMP cabe uma reflexão que perpassa todas as instâncias (grupos de base, comissões diocesanas, comissões regionais, comissões nacionais, assessores e militantes) sobre o papel da PJMP junto à juventude, sobre suas bandeiras de lutas, sua relação com a Igreja e com a Sociedade, suas dificuldades organizacionais e suas potencialidades.
A XV ANPJMP é a instância máxima da PJMP. É realizada a cada 3 anos e visa discutir, avaliar, refletir e propor ações que possam tornar a pastoral mais próxima da realidade juvenil brasileira, de forma a construir alternativas de superação de todas as formas de exclusão.
É chegada a hora de planejar com os pés no chão, de estabelecer parcerias, de caminhar com quem comunga com nossos objetivos, a fim de sermos mais eficientes em nossa atuação. Assim, precisamos pensar e considerar:
3.1         Qual o caráter da ANPJMP?[1] – formativa, deliberativa, “planejativa”, celebrativa e festiva.
3.2        Quem poderá participar? Serão 07 pessoas (sendo 2 vagas para os estudantes da Escola Nacional de Formação) por cada estado articulado, mais  CNPJMP, CNAPJMP, ENSPJMP.
3.3 Convidados: simpatizantes, parceiros, bispos, padres, religiosos (as).
 
4.    Objetivos da XV ANPJMP
Geral: Avaliar, atualizar e propor estratégias de execução do Plano Político Pastoral da PJMP para garantir sua eficácia e a unidade da PJMP.
Específicos: Reafirmar os compromissos de mobilização e formação nos diversos níveis de pastoral; Propiciar mecanismos de sustentabilidade que garantam a unidade da PJMP em todo país com foco na formação de militantes, estruturação da base, definição das bandeiras de luta e disseminação do jeito de ser PJMP para outros movimentos afins.
4.1         Tema e Lema -
Tema: PJMP – Avançar na organização reafirmando as bandeiras de lutas.
Lema: “Eu quero ver acontecer, sonhos de muitos, acontecer!”
 
 
Comissão Nacional - CNPJMP
Comissão Nacional de Assessores – CNAPJMP
Equipe Nacional de Serviços - ENSPJMP


[1] Nas decisões da 14ª, foi definido um ciclo para a PJMP, que pauta os 3 aspectos aqui relacionados da seguinte maneira: ANPJMP – deliberativa e definição das principais linhas de ação e orientadoras, enquanto o planejamento fica por conta da CN + Eq. De serviço + CNA; Formação na Escola de Formação e Seminário Nacional e celebrativo de massa Congresso, outras celebrações DNO e DNJ (com as outras pastorais).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...