ROMARIA PELA ÁGUA EM TEMPOS DE SECA


A Romaria aconteceu no dia 4 de Maio de 2013, 8:00 hs, no centro da cidade de Potiretama/CE. O motivo foi de manifestar os descasos que as comunidades estão vivendo, na saúde, educação, moradia, transporte escolar, água, terra e outros!
Conhecemos um pouco da realidade desse povo, e nos surpreendemos com a força que eles têm de querer sobreviver com dignidade, pois muitos ali vivem da agricultura que está sendo ameaçada pelo agronegócio, além de não terem água que é o principal elemento de trabalho, falta terra, devido os grandes negócios que acabam tomando tudo com dinheiro visando somente o lucro, e acabando com a natureza, privatizando terra, água que é direito de todos, e depois de tudo feito, quando o lucro já não mais está grande por conta dos maus tratos à natureza, eles saem em busca de outro local para fazerem a mesma coisa. Essa região é atingida por empresas que trabalham com agrotóxicos, e o veneno se espalha por todo canto com o vento! Perto da chapada onde Zé Maria foi morto por lutar contra esse mal.
A força das pessoas que ali trabalham com a terra, artesanato e outras mais, têm um porto seguro, a união, pois tudo que fazem é baseado na solidariedade, trabalham na Economia Solidária, tendo consciência do preço justo, sem explorar, alimentando bem as pessoas com produtos sem agrotóxicos e respeitando a natureza, sabendo de onde vem cada produto, quem fez e pra que serve! Assim esse povo luta pra viver, e dividem o que tem com os outros, fazem Feira de economia solidária e a partilha acontece em todo momento, quando não vendem os alimentos e produtos, eles trocam uns com os outros, é assim que esse povo vence as dificuldades, partilhando e somando forças para uma vida digna para todos!
A Romaria foi um momento de fé, onde encontramos mais forças para lutar contra esse sistema em que vivemos, pois a realidade daquela comunidade não é diferente da nossa cidade (Aracati), pois o capitalismo está em toda parte e não se importa em melhorar a vida do povo e sim de crescer em cima deles. Saímos nas ruas da cidade, chamando à atenção de todos, gritando, cantando, e com um clamor, onde a cidade se encontra em LUTO, por estar num estado de emergência, de abandono das autoridades, que em vez de apoiar o povo “fazem ouvido de mercador” como diz uma jovem no teatro de rua apresentado na praça! Deixamos cartazes na porta da prefeitura, com gritos de socorro do povo, por quem eles foram eleitos, pois se o nosso direito não vem o Brasil perde também, e assim, ficamos na certeza de que podemos sim ser taxados de baderneiros, barulhentos, mas é assim que se consegue a transformação, através da força do povo, pois se não muda o povo luta e luta e luta, porque a luta é nossa e do povo, só lutando que se faz um Brasil novo e de todos!!
Pois O POVO QUE OUSA LUTAR CONTRÓI O PODER POPULAR!!!

P/Juerlani da Silva dos Santos (Pastoral da Juventude do Meio Popular de Aracati-CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...