Dia Nacional dos Leigos ajuda a aprofundar vocação laical, diz presidente do CNLB

 Fonte: Portal da CNBB

No próximo domingo, 21, a Igreja no Brasil celebra o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. A data ocorre sempre no último domingo do Ano Litúrgico, na Festa de Cristo Rei do Universo.

Na abertura da V Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe,em Aparecida (SP), em 2007, o papa Bento XVI convocou os cristãos leigos a assumirem a sua missão com “audácia e entusiasmo”. Segundo o Papa, os leigos “devem sentir-se co-responsáveis na construção da sociedade segundo os critérios do Evangelho, em comunhão com os seus pastores”. Bento XVI deu ainda um recado para a Igreja: “Promover um laicato amadurecido, responsável com a missão de anunciar e fazer visível o Reino do Senhor”.

Esta vocação dos leigos é recordada pelo presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Laudelino Augusto. “O Dia Nacional do Cristão Leigo nos leva a refletir e aprofundar nossa identidade, vocação e missão; a celebrar nossa vida como membros do Corpo Eclesial e a homenagear a tantos que assumem o laicato”, destacou Laudelino. Ele cita o papa João Paulo II para lembrar que ”a vocação e missão dos cristãos leigos se realizam na Igreja e no mundo. Na Igreja, são vários ministérios confiados aos leigos e leigas, para a edificação do Corpo Eclesial e, no mundo, a construção da sociedade justa e solidária, no trabalho, na família, na educação, na cultura, na política...”.

Sujeitos de direitos

Para o bispo responsável pelo Setor Leigos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Antônio Celso de Queirós, a Igreja caminha, cada dia mais, para a consolidação do leigo como parte principal da sua estrutura.

“Os leigos são a parte principal da Igreja. São a grande parte do povo de Deus. Hoje há todo um esforço na Igreja, não só no Brasil, mas no mundo todo, para compreender que os leigos são sujeitos de Pastoral, portanto, sujeitos de direitos e de missão dentro da Igreja. Sem os leigos, temos uma Igreja manca, uma Igreja que é capaz de falar, de propor o Evangelhos, os valores humanos, sobretudo na sociedade, mas não tem braços para realizar. Sem o leigo não há Igreja!”, afirmou.

O bispo responsável pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), dom Adriano Ciocca, exorta os leigos a se comprometerem com a missão.
“O tempo que estamos vivendo, principalmente depois da Conferência de Aparecida, impele a todos nós cristãos a assumir o compromisso da missão. Uma missão que deve ser conversão das comunidades, da Igreja, Pastoral, mas também abertura para uma nova Evangelização que abranja todos aqueles que foram batizados e não conhecem a fé e nem nunca ouviram falar da figura de Jesus Cristo”, disse.

Histórico

Desde o ano de 1991, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos é comemorado na Festa de Cristo Rei, que marca o fim do ano litúrgico na Igreja. A data foi definida pela Assembleia Geral do CNLB, em continuidade com a tradição da Ação Católica que realizava, nesta festa, a renovação das promessas batismais e refletia sobre a missão dos leigos.

Todos os anos, o CNLB apresenta temas e sugestões de celebrações para esse dia com o objetivo de fazer crescer a consciência da vocação dos leigos na Igreja e no mundo. Cada diocese é responsável pela comemoração da data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...