Assembleia da Pastoral da Juventude Estudantil

Belo Horizonte recebeu, entre os dias 13 e 16 de janeiro, a 14ª Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude Estudantil (ANPJE). O Colégio Marista Dom Silvério abriu suas portas para acolher os delegados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte, além dos convidados Irmão Joílson Toledo, fms (diretor do Centro Marista de Juventude de Belo Horizonte e Assessor das PJs), Renato de Faria (assessor do Colégio Marista Dom Silvério – BH), Leonardo Borba (ex-secretário nacional da PJE), Marcelo (jovem da Pastoral Juvenil, da diocese de San Lorenzo no Paraguai) e do Padre Edinho (da ONG Trilha Cidadã e assessor metodológico da 14ª ANPJE).

Os participantes começaram a assembleia partilhando com a delegação da Regional Leste II a alegria de receber a 14ª ANPJE. Após a apresentação de cada delegação, Ana Marcela, Dani e Brunão (da ENPJE) fizeram um resgate da história da Pastoral da Juventude Estudantil, desde a Ação Católica até a preparação da 14ª ANPJE, com um teatro cheio de vida e juventude. Ao fim da apresentação, foi declarada aberta a 14ª Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude Estudantil, com o tema "Organização e luta", o lema "PJE em marcha Por uma Educação Libertadora" e a inspiração bíblica “Vi muito bem a miséria do meu povo. Por isso, vê, eu envio você para libertá-lo” (Ex 3,7-10). As primeiras atividades foram a aprovação do regimento interno e a oração da noite, rezada com a doçura de ser estudante, partilhando o mel e o pão.                               
O segundo dia da ANPJE começou com a plenária rezando a beleza do caminho feito desde 2008 na 13ª ANPJE até hoje, fazendo uma avaliação desse caminho e das bandeiras de luta e metas definidas na última assembleia. A partir de uma intervenção do assessor metodológico, as delegações de cada estado debateram as dificuldades e possibilidades da realidade estudantil para os jovens e para a escola. Com a partilha em plenária, foi apresentado um painel com as experiências de cada estado.                               
Após o almoço, com a típica comida mineira feita por um grupo de alimentação da Economia Solidária, os participantes se reuniram em grupos para debater os seguintes temas atuais, com ênfase em sua relevância para o contexto estudantil: educação; violência; identidade e cultura; gênero e sexualidade e sustentabilidade. Após a apresentação em plenária, os delegados começaram a abordar o caminho da Igreja durante os tempos, entendendo a realidade eclesial e pensando nas formas como a PJE pode agir nesses cenários e ser presença profética. A noite terminou com um momento cheio de mística e espiritualidade, com a leitura orante da bíblia.                       
O terceiro dia da ANPJE foi um dos mais importantes, pois foram decididas as bandeiras de luta e as metas para o próximo triênio. Divididos em três grupos os participantes pensaram no que queriam levantar como bandeira de luta para a pastoral a partir do que havia sido debatido sobre a realidade. As três bandeiras escolhidas foram: educação pública; educação libertadora e contra a violência dentro da escola. Na parte da tarde, as discussões enfocaram quais seriam as metas e indicativos para tais bandeiras. Na parte da noite foi celebrado todo o processo vivido durante o dia e partilhada a diversidade cultural, com poesia, beleza, comidas típicas e muita dança.                               
Chegava o ultimo dia da 14ª ANPJE e os corações já sentiam saudade. Mas era preciso decidir os rumos da organização para os próximos três anos, por isso os participantes começaram o dia discutindo a organização da Pastoral da Juventude Estudantil pensando a periodicidade da ANPJE, o tempo de permanência nas instâncias e a organização da equipe de assessoria. Também foram discutidas e votadas as instâncias da organização. Assumiu o serviço da articulação nacional a jovem Ana Marcela Terra, do Rio de Janeir; para a equipe nacional assumiram Laise Cavalcante, da Bahia, e Sarah Oliveira, também do Rio de Janeiro; e para equipe de assessoria, Ir. Jane Cruz (cordimariana), do Pará, Simone Moreira, do Rio Grande do Sul e e Celso Santos, de São Paulo. Permanecem Monique Benevent, de Pernambuco, na Secretaria Nacional e Bruno Correia, do Rio Grande do Sul, na Equipe Nacional. O fim da assembleia aconteceu com uma bela celebração eucarística celebrada pelo padre Edinho, para acolher os novos membros da equipe, dizer até logo e agradecer pelo serviço e doação de Tábata, Maurício, Dani e Ir. Luisa, snd, pela PJE do Brasil e celebrar o momento tão bonito que foi a 14ª ANPJE na vida de cada jovem que ajudou a construir mais essa assembleia.
Autor/Fonte: http://www.pjebr.org/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...