Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens planeja ações para 2011


Realizar formação, conscientizar, sensibilizar a sociedade em relação à segurança pública, direitos humanos, organizar a Macha Nacional e o monitoramento da mídia são algumas ações traçadas pela Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens para este ano de 2011.
A Pastoral da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural), em parceria com outras entidades aliadas na luta contra a violência e o extermínio de jovens, possibilitará que as ações da campanha cheguem a todos os estados brasileiros desenvolvendo mobilizações, seminários, marchas e debates.
Durante o ano, quatro grandes dias marcam as atividades da campanha: Semana do Estudante (agosto), Semana da Cidadania (abril), 1ª Semana Nacional de luta contra a violência e o extermínio de jovens, que acontecerá em novembro de forma simultânea em todos os estados brasileiros com o apoio das arquidioceses e as Pastorais da Juventude, e a Marcha Nacional prevista para acontecer no mês de julho de 2012, em Brasília, Distrito Federal.


A Campanha tem ainda como objetivo intensificar o monitoramento da mídia. "Temos como ação monitorar a mídia desde as locais como as nacionais e denunciar as violações aos direitos humanos desde a integridade à homofobia”, afirmou Felipe da Silva, um dos coordenadores da campanha. Segundo ele, esta é uma das ações mais difíceis traçadas pela Campanha por sua amplitude. Ações como estas costumam dar resultados. Em 2009, por exemplo, após receber denúncias, o Ministério Público da Bahia suspendeu um programa televisivo por constatar violações aos direitos humanos.
"A cobertura da mídia tem dois grandes problemas. Geralmente a imagem do jovem está associada ao risco e ao perigo, [a mídia] tem a tendência de associar o jovem a irresponsabilidades”, diz Felipe.
De acordo com o coordenador, uma das grandes conquistas alcançadas pela campanha se deu durante o III Congresso Latino-americano de Jovens, que ocorreu em setembro de 2010, na Venezuela. Na ocasião, diversas pastorais da região firmaram um compromisso conjunto e se comprometeram a trabalhar as questões de violência da juventude em seus respectivos países.
A campanha
A Campanha foi lançada em novembro de 2009 pelas Pastorais da Juventude do Brasil, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A proposta nasceu com o intuito de unir forças em defesa da vida da juventude, denunciar o extermínio de jovens no Brasil e desenvolver ações que possam contribuir pra mudar esta realidade.
Dados:
Segundo estudos realizados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Observatório de Favelas, estima-se que o número de adolescentes assassinados entre 2007 e 2013 chegue a quase 33 mil. O estudo avaliou 266 municípios do Brasil com mais de 100 mil habitantes.
Em pesquisa divulgada pelo Instituto Sangari consta que Brasil é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo, atrás apenas da Colômbia e Venezuela.
Já estudos realizados pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), no Brasil morrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...