A coordenação diocesana de CEB’s da Diocese de Itabuna/Bahia, realizou neste dia 12 de fevereiro de 2011, no salão paroquial da Igreja Santa Rita de Cássia mas uma reunião em preparação ao VI Nordestão das CEB’s que será na Diocese de Itabuna no próximo ano.
Com o tema “Rumo ao VI Nordestão das CEB’s”, cerca de 45 lideranças de Pastorais, Grupos, Movimentos, e tendo a presença da Articuladora Regional e do Diretor Espiritual das CEB’s respectivamente, Ana Maria e Frei Genilton , além das assessorias do CIMI e da CPT, refletiram, aprofundaram e definiram uma serie de encaminhamentos em preparação ao VI Nordestão.
O encontro teve como objetivo Informar, motivar, sensibilizar e organizar a caminhada para o VI Nordestão das CEBs, também se apresentou as equipes de serviços e a indicação de nomes para a sua composição; e a montagem de uma agenda mínima de caminhada.
O evento teve inicio com um momento de mística, conduzido pela Comissão Pastoral da Terra que se utilizou da Parábola do Semeador para motivar os participantes em seguida todos colocaram seus sonhos, entre eles destacamos: a construção de uma sociedade justa e fraterna; A busca da Paz, da Unidade, da Organização também foram destacadas, uma das fala de uma das participantes: “Que a nossa Igreja/Paróquias, seja de fato Una e abra espaço e reconheça as nossas manifestações e formas de celebrar como significativas e verdadeiras”. Em seguida a coordenação deu as boas vindas a todos e todas e também colocou os objetivos e a pauta do encontro.
Ana Maria, articuladora regional falou sobre a importância da preparação do 6º Nordestão. Destacou também: “Como e porque surgiram as CEB’s” Na Igreja do Brasil durante a Ditadura militar esta experiência de pensar numa Igreja mais participativa foi ficando muito forte. A LUZ DA PALAVRA DE DEUS ERA A GRANDE MOTIVAÇÃO- esta motivação é a espinha dorsal das CEBS até os dias de hoje. Não existe CEB’s sem a palavra de Deus. As CEB’s vem caminhando com altos e baixos. Ao longo da caminhada surgiu a necessidade de se encontrar e surgiu os Intereclesiais: Vitória/ES (1975) – Vitória/ES (1976), João Pessoa/PB (1979), Itaici/SP (1981), Canidé/CE (1983), Trindade/GO (1986), Santa Maria/RS (1992), São Luís/MA (1997), Ilhéus/BA (2000), Ipatinga/MG (2005), Porto Velho/RO (2009).
E em preparação aos Intereclesiais começaram a acontecer a partir de 1992 os NORDESTÃO: (1992) Juazeiro/BA, (1996) Picos/PI, (1999) Juazeiro do Norte/CE, (2004) Maceió/AL, (2008) São Luís/MA, e o próximo será em julho de 2012 em Itabuna/BA.
Os Nordestãos tem como objetivo geral Fortalecer a relação e a articulação na grande Região Nordeste, subsidiando as equipes regionais de CEB’s na luta pelo fortalecimento da organização para a melhoria das condições de vida das comunidades. E seus objetivos específicos: Subsidiar as equipes de coordenação e de articulação das CEB’s nos regionais e dioceses para dinamizar a organização e a vida das comunidades de base; assegurar uma melhor articulação e atuação dos cinco regionais no grande regional nordeste e por fim aprofundar o tema e o lema do XIII Intereclesial das CEB’s que irá acontecer no Crato (Ceará) no ano de 2014.
O Frei Genilton falou sobre a sua participação na 2ª reunião da Equipe Ampliada das ComunidadesEclesiais de Base (CEB’s), que aconteceu na Diocese do Crato/CE, no período de 27 a 30 de janeiro. A ampliada é a responsável pela organização dos Intereclesiais. A equipe fez a escolha do cartaz de divulgação do próximo encontro, cujo tema é “Justiça e profecia a serviço da vida”, e o lema: “CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade” A ampliada também definiu por nova data para o evento, que deveria ocorrer em julho de 2013. Tendo em vista os 100 anos da Diocese de Crato em 20 de outubro de 2014, decidiu-se mudar a data do 13º Intereclesial para os dias 07 a 11 de janeiro de 2014 dando início ao ano de celebração do centenário. Solidários/as às vítimas das chuvas em todo o Brasil e em especial com as pessoas da cidade do Crato, que também sofreram com as fortes chuvas caídas durante o encontro.
Por fim se discutiu a participação nas diversas equipes de serviços após a apresentação da Rafaela, secretária diocesana da CEB’s e se montou uma agenda mínima, além de definir pela realização de reuniões bi-mensais em preparação ao VI Nordestão, estas reuniões passaram a se denominar: “Construindo o VI Nordestão”. Definiu-se também que as reuniões e encontros se darão no espaço da Paróquia Santa Rita de Cássia devido a proximidade com os prováveis locais de realização dos eventos do Nordestão (Vila Olímpica, Colégios Estaduais e Municipais).
O Encontro do Regional Nordeste III a ser realizado aqui em Itabuna no período de 25 a 27 de março deste ano também mereceu uma profunda discussão, sobre a sua organização, ficando de se montar as equipes necessárias e o levantamento do que seria necessário para a sua realização em especial a alimentação, e o Frei Genilton ficou de apresentar estas necessidades e solicitar apoio dos padres na próxima reunião do clero diocesano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA