CARTA DO CONGRESSO DE 30 ANOS DA PJMP NO CEARÁ


Congresso 30 anos da PJMP do Ceará
Fortaleza, 26 de janeiro de 2011.

Aos companheiros (as) militantes e jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular, Bispos, Padres, Diáconos, Seminaristas, religiosos (as) e agentes de pastorais do nosso regional.
 
A PJMP há 30 anos começou a escrever sua história de luta entre a juventude empobrecida do Ceará, conquistando com fé e resistência um espaço na Igreja e na sociedade, estando presentes no campo e na cidade, inspirada pela opção preferencial pelos pobres e apaixonada pelo projeto libertador de Nosso Senhor Jesus Cristo fazendo dos(as) nossos(as) jovens anunciadores(as) da boa-nova do amor, da paz e da justiça.

Em março de 2010, a Equipe de Serviços da PJMP que assume a coordenação a nível regional, junto com representantes diocesanos de todo o Ceará, reunidos em Assembléia na cidade de Fortaleza, definiu realizar o Congresso dos 30 anos da nossa amada pastoral no Ceará, sob as bênçãos de São José, padroeiro da cidade de Ubajara, terra do “Senhor da Canoa”, na Diocese de Tianguá.

O Congresso terá como tema “PJMP 30 anos de fé e vida no Ceará” e lema “Em nossas mãos um sonho em mutirão”, que acontecerá no período de 21 a 24 de julho de 2011, tendo como objetivo: Recordar a história, viver o presente e sonhar o futuro da PJMP para fortalecer as juventudes na caminhada de Fé e vida da Igreja povo de Deus.

É tempo de renovar nossa história, reanimar a militância e semear no coração dos novos jovens o sentimento de encantamento, paquera e de namoro com esta pastoral assumindo o seguimento e discipulado do jovem Nazareno. Para assim fazer cada vez mais da PJMP um rosto de ousadia profética diante das diversas transformações na Igreja e na sociedade, nos impulsionando a enfrentarmos os novos desafios e reafirmar o Testemunho dos que querem manter viva a chama da ternura, da resistência e da paixão a serviço do Reino de Deus em busca da Terra Prometida.

Neste Congresso queremos fazer uma memória da caminhada da PJMP em nosso regional, analisando de coração aberto os avanços que conseguimos alcançar, nossos erros e limitações e trilhar novos caminhos e possibilidades. Somente assim teremos uma melhor ação pastoral da PJMP em nossas Dioceses e em todo o regional.

Os(as) delegado(as) representantes das Dioceses deverão estar de acordo com os seguintes critérios:
Ter no mínimo 06 meses de grupo de base; Ter idade igual e/ou superior aos 14 anos; Ter participado dos momentos de estudo do subsídio; Apresentar o termo de autorização dos pais e/ou responsáveis para menores de 18 anos; Ter perfil de liderança com facilidade de expressão (fala e/ou arte); Participar integralmente do congresso; Participar do pré-congresso diocesano, ter pago a taxa de participação e contribuição e fazer a pré-inscrição (conforme ficha anexo) nas suas dioceses ou com a coordenação do evento..
Para maiores informações os(as) interessados(as) deverão entrar em contato com as Coordenações Diocesanas, Coordenação Regional ou pelo blog: pjmpceara.blogspot.com ou conforme informações na ficha de inscrição em anexo. Não fique de fora, e venha construir conosco esse momento de MUITA REZA, MUITA LUTA E MUITA FESTA!
Agora, é só arrumar a bagagem, preparar sua bandeira, sua bíblia, sua túnica, ousadia, alegria e sonhos para serem compartilhados com todos(as) que acreditam e fazem a PJMP no Ceará, para continuar escrevendo nossa linda história. Com todo o povo a gente faz um mundo novo. Da mata verde da Serra da Ibiapaba ecoará a voz dos diferentes rostos da nossa amada juventude, fazendo do rosto de Deus jovem também. Organize sua Diocese e caravana e coloque o pé na estrada rumo à Serra da Ibiapaba, para a terra do Senhor da Canoa em Ubajara!

Só uma Juventude organizada,
será uma juventude forte”.
(PUEBLA, 1185/1188).



Carinhosamente.






4 comentários:

  1. ACREDITO NO JOVEM DE NAZARÉ QUE ESTE COGRESSO SERA O MELHOR E MAIOR DA HISTORIA DO CEARÁ.ETE 30 ANOS SERA COMEMORADO COM GRANDE ALEGRIA E TODA A JUVENTUDO DA DIOCESE DE IGUATU IRA EM SUA TOTALIDADE,SI ASSIM DEUS PERMITI E A PJMP DO ICÓ CEARÁ ESTA DESPOSTO AJUDAR NO QUE TIVER AO NOSSO ALCANÇE.MUITO AXE A TODOS E PARTCIPE JUVENTUDE DO MEIO POPULAR EM GERAL.
    CICERO HENRIQUE RODRIGUES COODENADOR DA PJMP PAROQUIA DE NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO DE ICÓ.

    ResponderExcluir
  2. Estou com você Cícero, para eu, será um momento único, meu primeiro Congresso da PJMP, e justamente nele, meu casamento!
    Eu e Nívea, ficamos felizes em saber que nossos amigos vão poder compartilhar conosco esse momento tão saboroso e especial de nossa vida. Que nosso senhor Jesus Cristo, abençoe esse momento que estar por vir e nos der forças para continuar esse legado. Axé.

    ResponderExcluir
  3. Amigos da PJMP,
    Vocês não sabem o quanto meu coração se acendeu agora na chama viva do espírito guerreiro que advém do Evangelho vivo que nasce da terra. Fui integrante ativo da PJMP na década de 1990, na cidade de Jaguaruana - Diocese de Limoeiro do Norte. Na Pastoral aprendi a falar em público, a me relacionar com o povo, a viver no meio da rua e da igreja, a questionar a vida e a anunciar um Cristo vivo e descontente com as desigualdades. Quando soube do Congresso Regional, em alusão aos 30 anos da PJMP no Ceará, foi como se simplesmente nascesse de novo em mim, o fervor dos 15 anos de idade, época em que participei da pastoral. Senti saudades e isso foi o bastante para me sentir vivo novamente.
    Forte abraço para todos, muito axé e alegria! Oxalá, possamos nos encontrar em tão valoroso momento!

    ResponderExcluir
  4. Olá Juventudes da PJMP!

    Eu sou Severino Terto (Biuzinho)sou de Campina Grande-PB, venho da História deluta e Mistíca desse meio popular da Juventude.É muito animador saber que houve o congresso de nossos 30 anos de existência. Eu participei dos 25 anos em Parnamirim-RN. Não pude está presente, pois estudo no curso de História para os Movimentos Sociais do Campo aqui na UFPB, e estamos em início de etapa.Mas o meu coração está cheio de esperamça.

    Quero partilhar com vocês que tenho um trabalho com poesias e qualquer coisa entrem em contato comigo: (83) 91010628 e biupjmp@yahoo.com.br

    Um Grande abraço poético.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...