PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SOBRAL É DESTITUÍDO DO CARGO


Sr. Franscisco Anastácio
 Reinaldo Oliveira
Blog PJMP Ceará

Na tarde de segunda (06/06) o Conselho Municipal de Saúde de Sobral - CMSS, em reunião extraordinária decidiu pela destituição do Sr. Francisco Anastácio do cargo de presidente do referido conselho com base na atitude IRRESPONSÁVEL, PRECONCEITUOSA e de ABUSO DE PODER cometida contra o Conselheiro Municipal Francisco Silva (Chiquinho), durante uma das etapas das pré-conferências que estão sendo realizadas no município em preparação para a VI Conferência Municipal de Saúde.

O fato ocorreu na noite da segunda pré-conferência, dia 26/05/11, na Escola Padre Osvaldo Chaves, bairro Dom Expedito. Diante da situação foi divulgada uma nota de repúdio contra a atitude do Sr. Francisco Anastácio e amplamente divulgada por movimentos e pastorais sociais em todo o país. 

Em Sobral diversas lideranças comunitárias e representantes de organizações e instituições da sociedade civil ficaram indignados com a atitude cometida contra o companheiro Chiquinho, que possui uma ampla participação em movimentos sociais, na Pastoral da Juventude do Meio Popular, na Comissão Pastoral da Terra e nas Comunidades Eclesiais de Base. 

A decisão do pleno do CMSS reafirma o compromisso do conselho de primar pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e preserva o nome do conselho e o controle social, bem como o fortalece como um verdadeiro espaço democrático de participação em que as decisões são tomadas sem nenhuma intervenção de ordem política. O CMSS nos orgulha com sua decisão corajosa, agora vamos aguardar a posição e também as providências da FEDARAÇÃO SOBRALENSE DE ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIASFESAC, uma vez que o Sr. Francisco Anastácio permanece no conselho como representante da FESAC, entidade que congrega e representa outras diversas organizações comunitárias no município. 

Francisco Silva (Chiquinho)
A justiça venceu a impunidade e legitimou a força dos movimentos e organizações que militam para uma a construção de uma sociedade mais justa, humana e fraterna, onde não haja mais exclusão nem muito menos nenhuma outra forma de preconceito. A decisão do CMSS não é uma vitória somente do companheiro Chiquinho, mas de todos que juntamente com ele foram ofendidos e se indignaram com a atitude do ex-presidente do CMSS. Diante da decisão da destituição do Sr. Francisco Anastácio do cargo de presidente do conselho, com base no Regimento Interno, assumiu enquanto Presidente do CMSS o Sr. Francisco Meykel Amancio Gomes.

Um comentário:

  1. Márcia Santos08/06/2011, 06:14

    Ficamos felizes em ver que é possíve, sim, combater injustiças e preconceitos. Essa é uma prova que não podemos nem devemos silenciar frente a situações de desrespeito e abuso de poder. Parabéns ao Conselho Municipal de Saúde de Sobral! Ganhou a justiça, ganhou o controle social, ganhou o SUS!! Esperamos que a Federação Sobralense de Associações Comunitárias se espelhe neste debate para definir melhor quem serão seus representantes nos espaços de controle social.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...