Integração das políticas é destaque nas etapas municipais da 2ª Conferência Nacional de Juventude

Até o momento, quase 580 municípios realizaram as etapas municipais da 2ª Conferência Nacional de Juventude. A expectativa é que este número aumente até o dia 18 de setembro, data limite para realização destas etapas. A informação é do relatório de acompanhamento da Comissão Organizadora Nacional (CON) da Conferência,  apresentado na 26º Reunião do Conselho Nacional de Juventude, que acontece em Brasília nos dias 14 e 15 de setembro, no auditório no Ibama. 

Com o tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, – as etapas municipais e livres da 2ª Conferência têm debatido assuntos de importância nacional, mas sem deixar de lado as especificidades de cada estado e município. Por isso, com a participação ativa dos movimentos sociais, as propostas apresentadas para a etapa nacional indicam a necessidade da integração setorial e territorial dos programas voltados para a juventude.

Essa necessidade é registrada pelo jovem Anderson Tolotti, de 23 anos, do município de Bataypora (MS), atual presidente do Conselho Municipal de Juventude. Para ele, é preciso investir em políticas públicas que incorporem as diversidades dos/as jovens brasileiros/as. Mas, para que isso aconteça, o estudante de ciências biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, destacou que a participação é essencial para ampliar os direitos dos jovens. “A nossa organização é fundamental. Conseguimos avançar no reconhecimento do jovem em nosso município, principalmente depois que conselho foi criado em 2008. Além disso, estamos em constante diálogo com os outros conselhos”, afirma Tolotti.

Bataypora, município com pouco mais de 10 mil habitantes, realizou a sua Conferência no dia 26 de agosto, nas dependências do Projeto Conviver, e se prepara para participar da etapa estadual marcada para os dias 12 e 13 do mês de outubro. O batayporense Fernando Vieira, de 15 anos, integrante do movimento estudantil secundarista, foi eleito delegado para a etapa estadual. O bolsista do Projovem Adolescente tem expectativas de ser eleito delegado para a etapa nacional, que acontece de 9 a 12 de dezembro em Brasília. O jovem defendeu a implementação de políticas públicas voltadas para educação, esporte e trabalho, como meio de garantir uma vida segura à juventude, longe da violência.

Severine Macedo, secretária nacional de Juventude, recebe com entusiasmos as informações sobre a 2ª Conferência: “esperamos construir juntos, governo federal, estados e municípios, um conjunto de propostas que possam garantir aos jovens brasileiros o seu desenvolvimento integral.”

Para mais informações sobre a 2ª Conferência Nacional de Juventude é só  acessar o site www.conferencia.juventude.gov.br ou pelos twitter @SNJuventude  e @Conjuve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...