PJMP resgatando a cultura nordestina - II Arraiá PJMP/Aracati-CE





A PJMP é uma forma dos jovens empobrecidos da cidade e do campo serem Igreja e, ao mesmo tempo, se engajarem nos organismos intermediários para contribuírem com a transformação da sociedade à luz do projeto libertador de Jesus Cristo, na fidelidade à classe oprimida. Lutando com sua classe e refletindo sobre estas lutas à luz da palavra de Deus, os jovens se comprometem com a construção de uma sociedade nova onde não haja injustiças, nem exploração. Para tanto esses mesmos jovens lutam com o resgate de sua cultura, é por isso que a PJMP de Aracati/CE se fez presente na organização do II Arraiá da PJMP na comunidade de Preá, no dia 22 de junho, pois a cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras aréas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore, etc. É o que diferencia e classifica um povo, é o que dá o tom e a cor a uma dada sociedade e abrange um modo de vida. Uma opinião amplamente sustentada é a de que a cultura popular tende a ser superficial. Os itens culturais que requerem grande experiência, treino ou reflexão para serem apreciados, dificilmente se tornam itens da cultura popular.
Lembramos das Festas Juninas que são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa cristã. Ao longo do século XIX, a quadrilha se popularizou no Brasil e se fundiu com danças brasileiras. Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, esta é uma dança que teve o seu maior florescimento no Brasil rural (daí o vestuário campesino), e se tornou uma dança própria dos festejos juninos, principalmente no Nordeste. A partir de então, a quadrilha, nunca deixando de ser um fenômeno popular e rural, também recebeu a influência do movimento nacionalista e da sistematização dos costumes nacionais pelos estudos folclóricos.
E para terminar muito Forró Pé de Serra com Tareco e Mariola (Banda composta por jovens da PJMP). O que caracteriza os jovens da PJMP é esse amor em servir e contribuir por uma sociedade onde ainda existe identidade e cultura.

É a PJMP resgatando cultura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...