Nota Oficial da PJMP-Fortaleza sobre Manifestações


 “Ser solidári@ é correr o mesmo risco”.
Che Guevara


A PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) de Fortaleza esteve presente no dia 19 de junho de 2013 em manifestação, junto com mais de 80 mil pessoas, na sua maioria, jovens que indignad@s com a situação do Brasil foram às ruas reivindicar por um pais mais justo. A manifestação foi intitulada de + PÃO e – CIRCO e construída pelas redes sociais.
O real motivo da manifestação é contra a copa das confederações e de maneira mais ampla contra a copa do mundo de 2014, ou melhor, de como está sendo realizada em solo tupiniquim, com os investimentos do dinheiro público, e não privado. Orçamentos esses, que poderiam ser investidos em setores que se encontram sucateados no Brasil como a Educação, Saúde, Moradia e etc. Sem esquecer as remoções indevidas que estão deixando sem moradia digna e sem o direito de viver em suas comunidades de origens uma parte da população de Fortaleza. Dentre os gritos que ecoaram estavam: Por mais investimentos na educação e na saúde; Contra a violência e o extermínio de Jovens; Contra a PEC 37; Contra a corrupção; Contra a Homofobia; Por uma verdadeira reforma política.
Queremos nesta nota manifestar nossa indignação com o governo do Estado que recepcionou todos/as com muita violência, desrespeitando nosso direito de ir e vir utilizando gás lacrimogêneo (nos impedindo de respirar), balas de borracha, e força bruta dos policiais e seus cassetetes. Com tudo não desistimos e não desistiremos de continuar contribuindo na construção do Brasil.
O Papa Francisco em uma de suas Homilias disse: Envolver-se na política é uma obrigação para o Cristão. Nós cristãos, não podemos nos fazer de Pilatos e lavar as mãos, não podemos! Temos que nos meter na política, porque a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum”.
Neste sentido nós, jovens cristão, juventude do meio popular organizada, que já estamos acordados há muito tempo precisamos está nas manifestações para ampliar e fortalecer o debate político, pra que os rumos positivos desse movimento sejam garantidos e o despertar do povo seja para nos conduzir pra frente e não retroceder.
Se é pra ir pra luta, eu vou. Se é pra tá presente, eu tô
Pois na vida da gente o que vale é o amor”. (Zé Vicente)
Ternura e resistência sempre.
Coordenação Arquidiocesana da PJMP de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...