Relatório do Encontro Diocesano da PJMP de Sobral


Diocese de Sobral
Encontro Diocesano da PJMP
Centro Missionário de Formação Pe. João Batista Frota
Sobral, 12 e 13 de outubro de 2013

Relatório

12/10

Nos dias 12 e 13 de outubro de 2013, foi realizado no Centro Missionário de Formação o Encontro Diocesano da PJMP de Sobral. O encontro teve como objetivo discutir a identidade e missão da PJMP em Sobral, rearticular a coordenação diocesana e definir ações a serem realizadas em preparação para a Assembleia Diocesana da PJMP.

O encontro teve início como um momento de mística que foi conduzido por Pedro tendo como iluminação o Ofício Divino das Comunidades. Durante o momento os participantes foram convidados a recordar a história e missão da PJMP na Diocese, bem como a vida dos jovens que doaram seu serviço a ação pastoral da PJMP.

Após a oração foi feito um momento de acolhida aos participantes. Em seguida, Reinaldo – Coordenador Diocesano da PJMP apresentou a estrutura de programação do encontro. Também foi ressaltado as dificuldades enfrentadas pela PJMP em Sobral para garantir sua articulação e acompanhamento junto aos grupos,  logo após foi dado início ao estudo do tema “Mística, espiritualidade e identidade do jovem do meio popular”. O momento foi facilitado por Chiquinho. Durante o estudo, Chiquinho ressaltou a importância dos grupos e lideranças da PJMP terem bem definidos sua identidade. Destacando que ela deve estar alicerçada no compromisso profético de estar ao lado dos pobres.

Na oportunidade foi feita a leitura do artigo do Pe. José Comblin “Os profetas da esperança” do livro: O Caminho – Ensaio sobre o seguimento de Jesus. O artigo reafirma que “não há esperança sem profetas” que a missão dos profetas “é suscitar e alimentar a esperança”. O artigo ressalta também que “a Igreja, para ser povo de profetas, precisa de profetas individuais. Tais profetas apareceram na história, de modo irregular. Em certas épocas proliferaram, em outras menos e, em outras, desapareceram”.

Após a leitura do texto, os participante do encontro foram motivados a refletir sobre a missão da PJMP de manter viva a profecia. Entre as falas foram destacados que a história da PJMP está inteiramente associada a luta dos oprimidos e excluídos. Que sua ação pastoral colabora para fortalecer o seguimento de Jesus de Nazaré e de sua causa a favor dos oprimidos. Que é preciso mantermos a esperança, apesar das adversidades. Que é necessário que assumamos nosso compromisso em anunciar e denunciar as situações de injustiça enquanto profetas do hoje.

Após o intervalo do almoço, foi dado continuidade ao encontro com uma apresentação sobre como está a articulação em torno do DNJ 2013. O momento foi conduzido por Reinaldo. Na oportunidade foi socializado o que é o DNJ, como ele era articulado pelas Pastorais de Juventude (PJMP, PJ, PJR e PJE), sua contribuição para a juventude que está dentro e fora da Igreja e, sua atual articulação tendo a frente a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

Reinaldo apresentou o histórico do DNJ na Diocese, destacando as temáticas e a forma de articulação que a PJMP priorizava em sua realização. A partir de 2011, o DNJ passou a ser realizado em conjunto com o Setor Juventude. Em 2013, tendo como base as reflexões das Pastorais de Juventude de que a forma como o DNJ vem sendo realizado nas dioceses não contempla os objetivos que o nortearam em seus mais de 25 anos, a PJMP na Diocese de Sobral optou por não estar participando do processo de preparação para o DNJ Diocesano. Após a apresentação, os participantes do encontro definiram que é importante que a PJMP volte a promover o DNJ trabalhando e fortalecendo sua identidade, mantendo a espiritualidade e a intervenção social que sua realização envolvia junto as paróquias. Diante disso foi encaminhado elaborar uma carta com as considerações da PJMP a nível nacional, regional e local sobre o DNJ e seu atual formato de realização. Como também foi direcionado elaborar um roteiro de encontro para ser utilizado pelos grupos de jovens da PJMP no período de realização do DNJ a nível nacional, na última semana de outubro. Com relação ao DNJ Diocesano, a participação ficou facultada a cada grupo, mas não haverá uma mobilização pela coordenação como era feito nos últimos anos. Para o próximo ano foi deliberado pensar sua realização com os grupos da PJMP e uma possível participação no DNJ que o Setor Juventude vier a promover, desde que mantenha a identidade que foi construída ao longo de sua história na Diocese.

Após a apresentação, Laudiano – Secretario Regional da PJMP no Ceará, realizou um estudo sobre o tema “Militância do jovem do meio popular e sua intervenção na sociedade”. O estudo teve como base o artigo “Movimento de Jesus”. Na oportunidade foi feito um aprofundamento sobre o contexto histórico do surgimento do Movimento de Jesus que se constituiu no início do Século I. A PJMP, por manter como base de atuação os princípios deste movimento, tem sua atuação alicerçada no anúncio da Boa-Nova e na denúncia as situações de injustiça. Sua intervenção se dá na Igreja colaborando com as pastorais sociais e tendo como referência a Igreja-comunidade-povo de Deus e, na sociedade assumindo bandeiras e lutas em defesa da vida da juventude.

Após o estudo, Laudiano socializou como está pensado a realização da I Escola Regional de Formação da PJMP, que será realizada no período de novembro de 2013 a julho de  2014. A primeira etapa será realizada nos dias 08 a 10 de novembro de 2013, em Fortaleza, tendo como tema “Mística, espiritualidade e identidade do jovem do meio popular”. O estudo será assessorado por Zé Vicente. A Diocese de Sobral poderá estar representada por 8 jovens. Foi socializado também a articulação para o Congresso Nacional da PJMP que será realizado de 14 a 19 de janeiro de 2014 em Recife/PE. Foi decido que nos encaminhamentos do encontro fosse visto a possibilidade de garantir a participação da PJMP na Diocese do Congresso.

Após o jantar foi realizado um momento de mística, o momento foi realizado tendo como iluminação bíblica a passagem dos Discípulos de Emaús Lc 24, 29-31. Durante o momento com canções e poesias que marcaram a identidade de PJMP, os participantes do encontro foram motivados a renovar se compromisso com a causa e missão da PJMP na Diocese de Sobral.

 


13/10
O segundo dia de encontro teve início com um momento de oração que teve como iluminação bíblica a passagem do Semeador Mateus 13. Logo em seguida foi dado continuidade ao estudo com a socialização da memória histórica da PJMP em Sobral, na oportunidade foi destacado os grandes momento vivenciados (encontros, lideranças e contribuição pastoral) e as situações de adversidade enfrentadas (desarticulação e dificuldade de formar novos líderes). Após a socialização foi discutido a Rearticulação da coordenação Diocese da PJMP. Reinaldo destacou que a Comissão Diocesana da PJMP não conseguiu ser o espaço de referência na articulação da PJMP na Diocese, enquanto dificuldades na articulação foi destacado o pouco tempo disponível dos representantes, a dificuldade em reunir todos para participar das reuniões da comissão e, a dificuldade em fazer o acompanhamento aos grupos. Foram apontados três prioridades essências que devem direcionar a rearticulação da PJMP: fortalecer o diálogo com a Igreja, manter o diálogo com os movimentos sociais e, fortalecer o acompanhamento aos grupos de jovens.

Diante das prioridades elencadas, os participante foram convidados a compor a Coordenação Diocesana colaborando com uma atuação específica. Após as indicações, forem eleitos para assumir a coordenação Pedro que terá como principal função fortalecer o diálogo com a Igreja e pastorais; Eduana que continuará fortalecendo a articulação da PJMP junto aos movimentos sociais e; Reinaldo, Assis e Pennen  que farão o acompanhamento e assessoria aos grupos de jovens. A coordenação assumirá provisoriamente até a Assembleia Diocesana da PJMP que será realizada de 28 de fevereiro a 02 de março de 2014, tendo como possível local para sua realização o Centro de Encontros Murmúrio da Natureza em Meruoca ou a comunidade do Santo Amaro no Massapê.

Para participar da Escola de Formação Regional foram indicados Reinaldo, Eduana, Pennen, Pedro e Chiquinho. Ainda há três vagas que serão divididas com representantes dos grupos que não puderam estar presente no encontro. A coordenação fará a mobilização.

Sobre o Congresso Nacional, a coordenação buscará conseguir um apoio junto a Coordenadoria de Juventude da cidade de Sobral para viabilizar a liberação de um ônibus, caso seja confirmado o apoio será feita a mobilização. Outra possibilidade seria garantir algumas vagas no transporte que será viabilizado pela PJMP de Fortaleza.

Para garantir algumas ações estratégicas em preparação para a assembleia em março, foi definido um calendário.
  • 08  a 10 de novembro de 2013 – Escola de Formação Regional da PJMP;
  • 19 de novembro de 2013 – Reunião da Coordenação Diocesana. Local: SAFS, na cidade de Sobral, das 08h às 11h;
  •  23 de novembro de 2013 - 13º Encontrão de Jovens. Local: Igreja de São Pedro, Área Missionária da Praia (Articulação: Reinaldo, Pedro e Assis);
  • 14 de dezembro 2013 - Encontrão de Jovens. Local:Pé de Serra do Cedro, ás 19h (Articulação: Reinaldo, Eduana e Pedro);
  • 14 a 19 de janeiro 2014 – Congresso Nacional da PJMP;
  •  Assembleia Diocesana da PJMP. 28 de fevereiro a 02 de março de 2014. Local: à definir.

Foi encaminhado que a Assembleia tenha uma caráter formativo e de definição de prioridade, bem como redefinir os grupos que serão acompanhados e a forma de acompanhamento junto a estes grupos, como também a definição de uma calendário para o ano de 2014. Outro encaminhamento que será trabalhado na Assembleia, será a oficialização da coordenação que está assumindo provisoriamente a PJMP na Diocese de Sobral.

Para garantir a realização da Assembleia, será elaborado um projeto para a CESE para garantir sua realização. Reinaldo ficou responsável para elaborar o projeto.

Outro assunto discutido, foi a prestação de contas do projeto que foi elaborado para o Fundo Diocesano de Solidariedade, devido a desarticulação da coordenação, algumas ações não foram realizadas. Reinaldo estará entregando os relatórios e restituindo os valores que não foram utilizados ao fundo.

O encontro foi encerrado com um momento orante e envio do participantes.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...