CPT DA DIOCESE DE SOBRAL REALIZA VISITAS DE ACOMPANHAMENTO

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Sobral esteve realizando no período de 28 de fevereiro à 13 de março 03 visitas de acompanhamento as Comunidades dos Iús (Aranaú), Batoque (Pacujá) e Santana do Acaraú.

As visitas objetivaram definir um diagnóstico da realidade de cada comunidade paras as atividades que a CPT estará implementando ao longo do 2014. Além das comunidades visitadas neste período, também receberão as visitas da Equipe da CPT as Comunidades do Curral Velho (Acaraú) e Riacho das Pedras (Santa Quitéria).

A primeira comunidade a ser visitada foi a dos Iús em Aranaú com apoio do Pe. José Maurilio, Paróco da Paróquia de Aranaú que tem acompanhado a situação de conflito que a comunidade enfrenta. A comunidade é formada por 74 famílias remanescentes de escravos, as famílias residem na área ha 4 gerações e estão enfrentando uma situação de conflito provocada pelo interesse econômico das usinas eólicas e de alguns políticos da região. Na oportunidade foi feita a escuta de alguns moradores e definido que a Equipe da CPT voltaria a comunidade para participar de uma Assembleia das famílias que estão diretamente sendo atingidas pelo conflito para assim definir o tipo de acompanhamento que será feito.

A segunda comunidade a receber a visita da Equipe da CPT, foi  a comunidade do Batoque, em Pacujá (CE). A comunidade também descende de escravos e estão há 4 anos tentando junto ao INCRA e a Fundação Palmares o reconhecimento da área como comunidade Quilombola. A comunidade tem enfrentando alguns desafios, por conta de algumas perseguições políticas. As principais problemáticas da região são acesso a educação, moradia e saneamento básico. Enquanto potencialidades, a comunidade conta com resgate de tradições remanescentes ao período em que seus descendentes passaram a habitar na área. Ficou encaminhado que a equipe da CPT colaborá junto ao processo de reconhecimento da área enquanto comunidade Quilombola e nas ações destinadas a resgate da memória cultural da comunidade.





A última visita do período foi feita em Santana do Acaraú, junto a representantes das comunidades do Ingá, Barro Preto, Sapó, Bulandeira e Goiabeira. A reunião foi realizada na sede do STTR de Santana. Na oportunidade foi feita uma apresentação sobre o Eixo Terra e Grandes Projetos que norteará a ação da CPT na Diocese de Sobral  ao longo de 2014. Após um breve diagnóstico construindo junto aos representantes das comunidades, ficou definido que a CPT dará apoio as comunidades do Barro Preto e Canafístula que estão em processo de Assentamento, outra prioridade assumida foi o apoio ao fortalecimento dos Coletivos de Juventude acompanhados pela Secretaria de Juventude do Sindicato, ficou agendado um Encontro com os representantes dos coletivos para os dias 12 e 13 de Abril sendo sediado em Santana, o encontro terá o objetivo de rearticular os coletivos e elaborar uma plano de atividades para o ano de 2014.

As visitas foram realizadas pelos Agentes da CPT Pe. Mesquita, Chiquinho, Reinaldo e Ir. Fátima com o apoio do Professor Flávio Melo e subsidiarão a elaboração do Projeto de Intervenção da CPT na região e faz parte do Plano Estratégico da CPT no Ceará de fortalecer institucionalmente  suas equipes e comunidades acompanhadas.

Um comentário:

  1. Quero pedir que vcs deem um forte abraço em Pe. Mesquita, falem para ele que lembro muito e que sinto falta!!!! saudades

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...