PJMP DA DIOCESE DE SOBRAL REALIZA ASSEMBLEIA DIOCESANA


Com o tema "PJMP - Liberdade vem e canta" foi realizada de 14 a 16 de março de 2014 na comunidade do Pé de Serra do Cedro em Sobral a Assembleia Diocesana da PJMP. O encontro reuniu 37 jovens representando os grupos acompanhados nas Paróquias do Cristo Ressuscitado, Sumaré, Massapê, Acaraú, Área Pastoral da Praia e foi assessorado por Chiquinho, Dorinha e Raimundo. Durante o encontro foi definida a nova Coordenação Diocesana da PJMP que animará sua caminhada na Diocese de Sobral nos próximos 2 anos.


DIOCESE DE SOBRAL
ASSEMBLEIA DIOCESANA DA PJMP
PJMP - Liberdade vem e canta
Comunidade do Pé de Serra do Cedro - Paróquia do Cristo Ressuscitado

Relatório

14/03
O primeiro dia da Assembleia Diocesana da PJMP de Sobral teve início com a participação dos jovens no Lançamento do Plebiscito Popular pela Constituinte. O evento foi realizado na noite de sexta-feira (14/03) na Praça Quirino Rodrigues e contou com a participação de organizações estudantis, MST, Levante Popular da Juventude, Instituto Teias da Juventude, Juntos, Cáritas Diocesana de Sobral, Grupo Africanto e professores da UVA. Na oportunidade foi feito uma palestra sobre os objetivos do Plebiscito Popular pela Constituinte.

15/03
O segundo dia de Assembleia foi iniciado com uma acolhida dos jovens da Paróquia do Cristo Ressuscitado aos participantes do encontro, seguido do café da manhã partilhado. Logo após foi rezado o Ofício Divino da Juventude. Após o Ofício Divino foi feito uma apresentação dos participantes e socializada a programação.

Reinaldo acolheu a todos os participantes, fazendo memória da caminhada da PJMP em Sobral e destacando os objetivos que norteariam a Assembleia. Logo após, foi dada a palavra ao Pe. João Paulo - Pe. Referencial da Comissão Pastoral para a Juventude da Diocese de Sobral. 

Pe. João Paulo fez um repasse de como foi realizada a Assembleia Diocesana da Comissão Pastoral para a Juventude nos dias 07, 08 e 09 de março. Na oportunidade foi definida a Coordenação Diocesana da Comissão, a PJMP ficou representada por Pedro que assumiu a função de 1º Secretário. A Assembleia foi realizada num clima de unidade entre os diversos carismas e movimentos juvenis que estavam representados e definiu a agenda da Comissão para o ano de 2014. Pe. João Paulo ressaltou que a Comissão está aberta a acolher a diversidade juvenil presente na Diocese de Sobral, destacando que a participação da PJMP com sua identidade e carisma se faz importante na Comissão e nas ações que serão realizadas ao longo do ano.

Dando continuidade ao encontro, foi dado início ao estudo sobre a Campanha da Fraternidade 2014. O momento foi conduzido por Dorinha da Cáritas Diocesana de Sobral. Dorinha ressaltou os objetivos da campanha e fez um aprofundamento sobre os principais aspectos que a nortearão.

Após o almoço, foi feito um estudo sobre o tema da Semana da Cidadania "Juventude na luta pela Reforma Política". O estudo foi assessorado por Raimundo Paiva - Representante da Coordenação Regional da PJMP. Raimundo fez memória as manifestações que deram início em junho de 2013 e que organizaram as "juventudes" para reivindicarem seus diretos. Raimundo falou das ações que estão previstas para serem realizadas através do Plebiscito Popular pela Constituinte e motivou os jovens da PJMP de Sobral a participarem dos momentos de formação e de mobilização que antecederão a consulta popular em setembro. Raimundo também fez a socialização de uma carta direcionada aos jovens que participariam da Assembleia que foi elaborada pelos jovens que participaram da última etapa da Escola de Formação da PJMP realizada de 07 a 09 de março em Iguatú.

Logo após, Chiquinho conduziu um estudo sobre a Identidade e Mística da PJMP. O momento foi conduzido de forma vivencial com dinâmicas, momento orante e leitura de alguns textos que tratam da missão dos jovens do meio popular.  Num clima de muita alegria e acolhimento, os jovens partilharam suas experiências junto a PJMP e o desejo de fortalecer sua caminhada na Diocese de Sobral.

Após o estudo foi dado início ao processo de eleição da Coordenação Diocesana da PJMP. Reinaldo fez memória ao último encontro realizado em outubro de 2013 que definiu uma coordenação provisória da PJMP que organizaria a Assembleia, a coordenação provisória havia sido assumida por Pedro, Eduana e Assis. Cada um dos membros da Coordenação expuseram suas motivações para estar a serviço da PJMP na Diocese, logo em seguida foi feita a eleição que foi conduzida por Dorinha. Após votação foi eleito para assumir a Coordenação Diocesana da PJMP Pedro da Paróquia do Massapê, Eduna e Assis entraram num consenso para ela assumir a Vice-Coordenação e ele a Secretaria da PJMP. Enquanto assessores, Reinaldo, Chiquinho e Dorinha se colocaram a disposição para acompanhar a nova coordenação. Na oportunidade foi proposto convidar outros militantes que pudessem ajudar na assessoria.

Após o jantar, foi realizada a Celebração da Palavra que foi presidida pelos jovens que estavam no encontro, logo após, houve um momento cultural que foi organizado pelos jovens da Paróquia do Cristo Ressuscitado.

16/03
O último dia de Assembleia iniciou com uma Trilha Bíblica com a meditação da Via-Sacra. As estações recordaram a vida dos jovens que são vítimas da violência e que tem seus direitos negados. Durante o momento os jovens assumiram o compromisso de reanimar a PJMP em suas Paróquias e continuar assumindo o compromisso de estar aos lados do pobres.

Após a Via-Sacra foi dado início ao Planejamento da PJMP. Durante o planejamento foi definido uma Comissão de Articuladores da PJMP que auxiliarão a Coordenação Diocesana. A Comissão ficou composta pelos seguintes jovens: Jameli, Leila, Joyce, Lucas, Leidiane, Edilsom, Luiza, Lauriene, Zé Ivan, Leandro, Liziane, James, João Batista e João Filho. Os articuladores participarão de momentos de formação e serão a referência para os grupos de jovens em suas regiões.

Calendário
  • 28 e 29 de Março - Assembleia Diocesana das CEBs - Coreaú;
  • 05 de Abril - Visitação de Articulação ao Grupo de Jovens da Comunidade Bom Pastor - Paróquia do Coração de Jesus;
  • 12 e 13 Abril - Encontro de Formação - STTR de Santana do Acaraú;
  • 26 e 27 de Abril - Encontro de Formação dos Articuladores Diocesanos da PJMP - Massapê;
  • 03 de Maio - Visita de Articulação aos Grupos de Jovens da Paróquia de Massapê;
  • 11 a 13 de Julho - Escola de Formação Regional da PJMP;
  • 26 e 27 de Julho - Acampamento de Juventude da PJMP - Sobral;
  • 12 e 13 de Setembro - Articulação para o Congresso Regional da PJMP - Limoeiro do Norte;
  • 12 de Outubro - Encontrão de Formação - Sobral
  • 22 de Novembro - Encontrão de Jovens da Área Pastoral da Praia;
  • 07 a 10 de julho de 2016 - Congresso Regional da PJMP.
Ficou encaminhado que os Grupos da Área Pastoral da Praia, Acaraú, Paróquia do Cristo Ressuscitado e Paróquia do Sumaré repassariam depois de consultares seus grupos a data da visita de articulação da Coordenação Diocesana. As visitas acontecerão no período de abril a maio.


Raimundo fez um breve repasse de como foi pensado a realização do Congresso de 35 anos da PJMP do Ceará, que será sediado em Aracati em julho de 2016. As Dioceses serão motivadas a formarem os "Missionários Ileaô". Os missionários participarão de momentos de preparação para o congresso e animarão a caminhada da PJMP em suas Dioceses.

Eduana, fez uma agradecimento em nome do Grupos de Jovens da PJMP a Reinaldo que assumiu nos últimos anos a Coordenação Diocesana, ressaltando seu compromisso, doação e renúncia. 

Pedro - Coordenador Diocesano da PJMP agradeceu a todos os jovens que participaram da Assembleia, Assessores e aos jovens da Comunidade do Pé de Serra do Cedro que sediaram o encontro. Em seguida foi feita a avaliação da assembleia. Os jovens destacaram a simplicidade, o acolhimento e a partilha vivenciada ao longo dos três dias de Assembleia. 

Após a avaliação feito um momento de envio dos participantes e o feito o encerramento do encontro com o almoço.













VEJAS MAIS FOTOS DA ASSEMBLEIA





ANEXO

CARTA AOS JOVENS DA PJMP DE SOBRAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...