Sr. Franscisco Anastácio |
Reinaldo Oliveira
Blog PJMP Ceará
Na tarde de segunda (06/06) o Conselho Municipal de Saúde de Sobral - CMSS, em reunião extraordinária decidiu pela destituição do Sr. Francisco Anastácio do cargo de presidente do referido conselho com base na atitude IRRESPONSÁVEL, PRECONCEITUOSA e de ABUSO DE PODER cometida contra o Conselheiro Municipal Francisco Silva (Chiquinho), durante uma das etapas das pré-conferências que estão sendo realizadas no município em preparação para a VI Conferência Municipal de Saúde.
O fato ocorreu na noite da segunda pré-conferência, dia 26/05/11, na Escola Padre Osvaldo Chaves, bairro Dom Expedito. Diante da situação foi divulgada uma nota de repúdio contra a atitude do Sr. Francisco Anastácio e amplamente divulgada por movimentos e pastorais sociais em todo o país.
Em Sobral diversas lideranças comunitárias e representantes de organizações e instituições da sociedade civil ficaram indignados com a atitude cometida contra o companheiro Chiquinho, que possui uma ampla participação em movimentos sociais, na Pastoral da Juventude do Meio Popular, na Comissão Pastoral da Terra e nas Comunidades Eclesiais de Base.
A decisão do pleno do CMSS reafirma o compromisso do conselho de primar pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e preserva o nome do conselho e o controle social, bem como o fortalece como um verdadeiro espaço democrático de participação em que as decisões são tomadas sem nenhuma intervenção de ordem política. O CMSS nos orgulha com sua decisão corajosa, agora vamos aguardar a posição e também as providências da FEDARAÇÃO SOBRALENSE DE ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS – FESAC, uma vez que o Sr. Francisco Anastácio permanece no conselho como representante da FESAC, entidade que congrega e representa outras diversas organizações comunitárias no município.
Francisco Silva (Chiquinho) |
A justiça venceu a impunidade e legitimou a força dos movimentos e organizações que militam para uma a construção de uma sociedade mais justa, humana e fraterna, onde não haja mais exclusão nem muito menos nenhuma outra forma de preconceito. A decisão do CMSS não é uma vitória somente do companheiro Chiquinho, mas de todos que juntamente com ele foram ofendidos e se indignaram com a atitude do ex-presidente do CMSS. Diante da decisão da destituição do Sr. Francisco Anastácio do cargo de presidente do conselho, com base no Regimento Interno, assumiu enquanto Presidente do CMSS o Sr. Francisco Meykel Amancio Gomes.
Ficamos felizes em ver que é possíve, sim, combater injustiças e preconceitos. Essa é uma prova que não podemos nem devemos silenciar frente a situações de desrespeito e abuso de poder. Parabéns ao Conselho Municipal de Saúde de Sobral! Ganhou a justiça, ganhou o controle social, ganhou o SUS!! Esperamos que a Federação Sobralense de Associações Comunitárias se espelhe neste debate para definir melhor quem serão seus representantes nos espaços de controle social.
ResponderExcluir